IBGE: Inscrições para cerca de 3 mil vagas em AL vão até a próxima sexta

IBGE: Inscrições para cerca de 3 mil vagas em AL vão até a próxima sexta

- in Notícias
0
Comentários desativados em IBGE: Inscrições para cerca de 3 mil vagas em AL vão até a próxima sexta

Para concorrer, os candidatos precisam ter o ensino fundamental completo

Mariane Rodrigues*

 

Censo 2022: candidatos a mais de 200 mil vagas no IBGE podem pedir isenção da taxa de inscrição

Terminam na próxima sexta-feira (21), às 16h, as inscrições para o processo seletivo do Censo Demográfico 2022 com mais de 2.900 vagas temporárias para recenseador e agente censitário do IBGE em Alagoas.

Ao todo, são mais de 200 mil vagas distribuídas em 5.297 municípios do país. As inscrições devem ser feitas no site da Fundação Getúlio Vargas (FGV), empresa responsável pela seleção.

A taxa de inscrição pode ser paga até o dia 16 de fevereiro. Candidatos de baixa renda inscritos no CadÚnico e doadores de medula óssea podem solicitar isenção da taxa.

Em Alagoas, são oferecidas 2.638 vagas para recenseador e 357 para agente censitário. Para concorrer, os candidatos precisam ter o ensino fundamental completo. Os recenseadores do IBGE atuarão diretamente na coleta das informações nos domicílios. O profissional ganha por produção. Clique aqui para simular a remuneração.

Os candidatos podem se inscrever nos dois processos seletivos, já que as provas dos recenseadores serão realizadas no turno da manhã e a dos agentes censitários à tarde. No ato da inscrição, os candidatos devem escolher a área em que desejam trabalhar. Essas áreas podem corresponder a um ou mais bairros, ou a comunidades.

Taxa de inscrição deve ser paga até 16 de fevereiro

A taxa de inscrição para recenseador é de R$ 57,50, e de R$ 60,50 para agente censitário, e deve ser paga até 16 de fevereiro.

Os processos seletivos para o Censo 2022 permitem a solicitação da isenção do pagamento da taxa de inscrição para pessoas de baixa renda, inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), e doadoras de medula óssea. As orientações para solicitação da isenção estão no edital.

As provas serão aplicadas no dia 10 de abril, em todos os municípios onde houver vagas. Ao se inscrever, o candidato também poderá optar por fazer a prova em local diferente daquele que escolheu para trabalhar. As provas serão aplicadas presencialmente seguindo os protocolos sanitários de prevenção da Covid-19 que constam no edital. O candidato que descumprir as medidas de proteção será eliminado do processo seletivo.

 

*Com informações do IBGE

You may also like

STF derruba carência de 10 meses para autônoma receber salário-maternidade do INSS

Exigência do cumprimento de carência apenas para algumas