
O que esperar para a economia em Alagoas com a volta do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT)? Ocorrerão mudanças significativas em pontos como o Auxílio Brasil, salário mínimo e combustíveis? Ao Cada Minuto, o economista e professor da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Cícero Péricles, esclarece como deve ser o cenário em 2023.
De acordo com o professor da Ufal, a aproximação política do governo Paulo Dantas com a equipe do novo governo Lula deve gerar muito e bons resultados para Alagoas.
Cenário em Alagoas
Ele afirma que duas razões podem explicar essaa visão positiva. “A primeira – interna – é a situação financeira do estado, com condições de enfrentar as despesas da folha de pessoal, cobrir os gastos com custeio e realizar alguns investimentos, tanto na área da infraestrutura como de alguns programas sociais”, explica.
Ainda segundo ele, a parceria e as condições financeiras da máquina estadual garantem uma boa margem de manobra da gestão Paulo Dantas. “Um sinal dessa boa situação financeira é a manutenção das equipes gestoras das Secretarias da Fazenda e do Planejamento”.
Além disso, o economista cita como segundo motivo, a decorrência direta da sintonia política entre o governo eleito em Alagoas e o novo governo federal.
“Os dois mandatários são aliados políticos e isso abre possibilidades mais amplas que no governo anterior, quando o MDB de Alagoas, liderado pelo senador Renan Calheiros e pelo governador Renan Filho, estava na oposição ao governo federal”, comenta.
“Na prática, essa aliança pode representar mais recursos para os programas na área social, mais crédito público para financiamento dos programas de desenvolvimento econômico e mais investimentos na área de infraestrutura destinada ao crescimento da economia”, completa.
Com relação às mudanças econômicas que podem ocorrer pela entrada de Lula, Péricles acredita que o terceiro mandato do presidente eleito, pela experiência dos governos anteriores e pelo discurso de campanha, “terá outra lógica no tratamento de questões como o Auxílio Brasil, salário mínimo e gasolina, que são importantes para a maioria dos brasileiros”.
Fonte: https://www.cadaminuto.com.br/noticia/2022/11/02/economista-avalia-mudancas-com-lula-presidente-em-2023-cenario-e-positivo-para-al



