Banco Central encerra nesta quarta ciclo de alta da taxa básica de juros

Banco Central encerra nesta quarta ciclo de alta da taxa básica de juros

- in Notícias
0
Comentários desativados em Banco Central encerra nesta quarta ciclo de alta da taxa básica de juros

Mercado financeiro prevê estabilidade dos juros básicos em 13,75% ao ano; diretores do BC avaliam nova alta da Selic

Taxa Selic saltou 11,75 pontos percentuais em um ano e meio

Taxa Selic saltou 11,75 pontos percentuais em um ano e meio

Os diretores do BC (Banco Central) voltam a se reunir nesta quarta-feira (21) para dar um ponto final no ciclo de alta dos juros básicos da economia, que elevou a taxa Selic de 2% ao ano para 13,75% ao ano desde março do ano passado com o objetivo de conter o avanço da inflação.

O veredito a ser anunciado após o fechamento do mercado financeiro ainda divide o mercado financeiro. Enquanto os analistas preveem uma manutenção da Selic no patamar atual, alguns membros do Copom (Comitê de Política Monetária) não descartam a possibilidade de elevar a taxa básica de juros em 0,25 ponto percentual.

“O comitê avaliará a necessidade de um ajuste residual, de menor magnitude, em sua próxima reunião”, diz a ata da última reunião do colegiado na qual os juros básicos foram elevados em 0,5 ponto percentual e confirmou o mais longo ciclo de aperto monetário da história. A 12ª alta consecutiva levou a taxa Selic a 13,75% ao ano, o maior patamar desde 2017.

No início do mês, o presidente do BC, Roberto Campos Neto, sinalizou que o Copom vai avaliar “possível ajuste final” dos juros. A posição é a mesma defendida pelo diretor de Política Monetária, Bruno Serra, que vê as expectativas para a inflação de 2024 como um incômodo atual para a autoridade monetária.

As percepções levam em conta que a taxa Selic é o principal instrumento de política monetária com potencial para reduzir a inflação. Isso acontece porque os juros mais altos encarecem o crédito, reduzem a disposição para consumir e estimulam novas alternativas de investimento pelas famílias.

Ontem (20), os oito diretores da autoridade monetária realizam apresentações técnicas sobre a evolução e as perspectivas da economia e o comportamento do mercado financeiro. O colegiado também já iniciou a análise de cenários e conjuntura, etapa que será finalizada nesta quarta-feira (21).

Após todas as discussões, a decisão a respeito dos novos juros será anunciada após as 18h30 e ficará vigente pelo menos até o dia 26 de outubro, quando os diretores do Copom voltam a se encontrar para discutir novamente a conjuntura econômica nacional. Para o mercado financeiro, a Selic seguirá no atual patamar até o fim deste ano.

Juros básicos

A Selic é conhecida como taxa básica porque é a mais baixa da economia e funciona como forma de piso para os demais juros cobrados no mercado. A taxa é usada nos empréstimos entre bancos e nas aplicações que as instituições financeiras fazem em títulos públicos federais.

Em linhas gerais, a Selic é a taxa que os bancos pagam para pegar dinheiro no mercado e repassá-lo para empresas ou consumidores em forma de empréstimo ou financiamento. Por esse motivo, os juros que os bancos cobram dos consumidores são sempre superiores à Selic.

A taxa básica também serve como o principal instrumento do BC para manter a inflação sob controle, próxima da meta estabelecida pelo governo. Isso acontece porque os juros mais altos encarecem o crédito, reduzem a disposição para consumir e estimulam novas alternativas de investimento.

Quando o Copom aumenta a Selic, o objetivo é conter a demanda aquecida, e isso causa reflexos nos preços, porque os juros mais altos encarecem o crédito e estimulam a poupança. Já quando o Copom reduz os juros básicos, a tendência é que o crédito fique mais barato, com incentivo à produção e ao consumo.

You may also like

Teto de juros do consignado do INSS cairá para 1,68% ao mês

Novo limite foi definido pelo Conselho Nacional da