A primeira instalação ferroviária de Alagoas foi inaugurada no dia 25 de março de 1868. Era o ramal Jaraguá/Maceió/Jaraguá, trecho da ferrovia que atingiria o Trapiche da Barra poucos dias depois.
Sua finalidade constava no relatório do presidente da Província, Antônio Moreira de Barros, publicado em 22 de maio de 1868. Informava o governante que havia celebrado contrato, em 24 de março de 1866, com a Companhia Bahiana, para a instalação de um tramway entre Jaraguá e Trapiche da Barra e a navegação na lagoa do Norte (Mundaú) até a vila de Santa Luzia do Norte, com escala pela povoação de Coqueiro Seco, e na lagoa Manguaba até a vila do Pilar, com escala na cidade de Alagoas.
Esse contrato havia sido autorizado pela Lei Provincial de 26 de junho de 1865, que pretendia regularizar de uma vez por todas a navegação nas lagoas, processo que se arrastava desde 1858 quando foram realizados os primeiros estudos.
Como havia a necessidade de interligação do terminal do Trapiche da Barra com o porto de Jaraguá, as propostas de realizá-lo sobre trilhos esbarravam no alto custo para sua instalação.
Quem destravou o processo foi o presidente da Província, Esperidião Eloy Pimentel (31/07/1865 a 19/04/1866), que antes de publicar o edital fez uma sondagem informal com as empresas que poderiam se habilitar para tal serviço.
“Das companhias a que aludi, só a Bahiana de paquetes a vapor enviou seu agente especial a esta província, a fim de proceder aos estudos precisos e entender-se com a presidência sobre as condições, com que poderia encarregar-se de estabelecer a navegação”, relatou Eloy Pimentel.
O representante da Bahiana, empresa adquirida pelo capital inglês em 1862, era o engenheiro civil Hugh Wilson. Ele concordava com o projeto anterior que apontava como solução para viabilizar a exploração comercial das lagoas a construção de uma ferrovia interligando o Trapiche da Barra ao porto de Jaraguá.
Fonte: Historia de Alagoas



