Espanha mantém restrição de entrada pelo Brasil, após liberar Reino Unido; veja outros países que proíbem voos do Brasil

Espanha mantém restrição de entrada pelo Brasil, após liberar Reino Unido; veja outros países que proíbem voos do Brasil

- in Notícias
0
Comentários desativados em Espanha mantém restrição de entrada pelo Brasil, após liberar Reino Unido; veja outros países que proíbem voos do Brasil

Fim da medida, no entanto, tem pouco impacto para britânicos, proibidos de saírem de seu país até 17 de maio


Por Érico Lotufo 
reply

 

SÃO PAULO – O governo da Espanha anunciou nesta terça-feira (23) que terminará a restrição da entrada de visitantes do Reino Unido em suas fronteiras no dia 30 de março. Essa medida foi imposta em 22 de dezembro de 2020, e já havia sido prorrogada em seis ocasiões.

Nesse período, apenas nascidos em Espanha e Andorra ou que possuíam residência permanente em território espanhol podiam entrar no país pelo Reino Unido. A medida afetou, em especial, britânicos donos de imóveis na Espanha. Segundo a revista European Business Review, cerca de um milhão de imóveis espanhóis têm dono britânico. Outra estimativa coloca que uma a cada sete propriedades na Espanha com dono estrangeiro são de propriedade de britânicos. Em geral, são casas de veraneio, que não são consideradas residências permanentes pelo governo espanhol.

A medida, no entanto, tem pouco impacto para os moradores do Reino Unido. O próprio governo local proibiu a entrada e saída de pessoas do país, com multa de £ 5000 para quem tentasse fugir. O plano é reabrir as fronteiras apenas no dia 17 de maio, no mínimo.

Brasil segue com restrições da Espanha e de outros países

 

PUBLICIDADE
Restrições pesadas de viagens do Brasil seguem na Espanha. O governo espanhol proibiu a entrada de voos brasileiros em 2 de fevereiro, em resposta à nova variante do coronavírus encontrada no país (chamada de P.1). As restrições também foram mantidas na África do Sul, que tem sua própria variante.

Leia mais
Risco de terceira onda: 5 fatos sobre a P.1, variante brasileira do novo coronavírus

A medida, a princípio de apenas 15 dias, segue sendo prorrogada. Apenas brasileiros com residência permanente podem viajar ao país. As mesmas restrições a brasileiros são vistas no resto da União Europeia, além de países como China, Japão, Estados Unidos e Austrália.

Segundo dados da Associação Internacional de Transporte Aéreo (Iata) coletados pelo Skyscanner, portal que compara preços de viagens, outros países com restrições mais pesadas permitem a entrada de viajantes brasileiros mediante uma quarentena de 14 dias ao chegar. Essa lista inclui países pertencentes ao Mercosul; a maioria dos países na África; o Caribe; e países europeus fora da União Europeia, como Ucrânia.

Apenas oito países liberam a entrada ou têm medidas consideradas leves: Afeganistão, Albânia, Costa Rica, Eslováquia, Macedônia do Norte, Nauru, República Centro-Africana e Tonga. Nesse grupo, alguns como Costa Rica pedem apenas que seja apresentado um teste PCR negativo para a entrada.

You may also like

Setor de serviços cresce 0,6% em setembro; oitavo mês seguido de alta

Pesquisa é do IBGE Bruno de Freitas Moura