Direito de imagemGETTY IMAGESImage captionA intenção da prova do Pisa é avaliar a capacidade dos alunos em ‘formular, usar e interpretar a matemática’ para seu cotidianoNo ano passado, 11 mil estudantes brasileiros de 15 anos participaram da prova do Pisa, exame internacional realizado em 79 países e regiões que tenta medir o sucesso da educação ao redor do mundo — mais especificamente, se as escolas estão sendo bem-sucedidas em preparar seus alunos para o futuro.
Segundo resultados divulgados nesta semana, das três áreas avaliadas (matemática, leitura e ciências), o Brasil teve pior desempenho na matemática: apenas um terço dos estudantes brasileiros alcançou o nível básico nessa competência.
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Portanto, 68% dos estudantes brasileiros (contra 2% nas cidades chinesas medidas no Pisa) não conseguem “interpretar e reconhecer como uma situação simples pode ser representada matematicamente”, aponta o relatório produzido pela OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), entidade responsável pelo teste.
E você, acha que se sairia bem em uma prova de matemática do Pisa?
As questões da prova de matemática de 2018 não foram divulgadas, mas é possível exercitar seus conhecimentos com base em algumas perguntas feitas a alunos do mundo inteiro na prova de 2012 (e das quais a BBC News Brasil fez uma tradução livre e não oficial do original em inglês para o português).
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Se você não se lembra muito das fórmulas matemáticas que aprendeu na escola, não faz mal: a ideia não é medir esse conhecimento específico.
A OCDE diz que a intenção da prova é avaliar a capacidade dos alunos de “formular, usar e interpretar a matemática” para seu cotidiano — desde controlar seus gastos no mercado até medir quantidades para uma receita, compreender estatísticas ou avaliar custos de um projeto.
O objetivo, diz a organização, é que as escolas formem alunos capazes de “refletir e entender o papel da matemática no mundo”.
Ao fim de cada pergunta (algumas divididas em blocos temáticos, assim como na prova original), veja qual a habilidade específica que o Pisa queria avaliar nos alunos. E, no fim do texto, veja as respostas para as perguntas:
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Direito de imagemAFP
PINGUINS
PERGUNTA 1) O fotógrafo de animais Jean Baptiste partiu para uma expedição de um ano e tirou inúmeras fotos de pinguins e seus filhotes. Ele ficou especialmente interessado no crescimento de tamanho de diferentes colônias de pinguins.
Normalmente, um casal de pinguins produz dois ovos por ano. Geralmente, o filhote do maior dos dois ovos é o que sobrevive.
Com os pinguins da espécie saltador-da-rocha, o primeiro ovo pesa cerca de 78g e o segundo ovo pesa cerca de 110g.
Em quanto por cento, aproximadamente, o segundo ovo é mais pesado que o primeiro ovo?
A – 29%
B – 32%
C – 41%
D – 71%
(Objetivo da pergunta: avaliar a capacidade do aluno em calcular porcentagem em um contexto real)
Jean se pergunta o quanto o tamanho da colônia de pinguins mudará ao longo dos próximos anos. Para determinar isso, ele faz as seguintes presunções:
– No começo do ano, a colônia consiste em 10 mil pinguins (5 mil casais)
– Cada casal de pinguins cria um filhote na primavera de cada ano
– Ao final de um ano, 20% de todos os pinguins (adultos e filhotes) vão morrer
PERGUNTA 2) Ao final do primeiro ano, quantos pinguins (adultos e filhotes) haverá na colônia?
(Objetivo da pergunta: avaliar se o aluno é capaz de entender uma situação real para calcular um número concreto baseado em alterações, incluindo aumento e decréscimo de porcentagens)
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CONSTRUÇÃO COM DADOS
Na imagem abaixo, uma construção foi feita usando sete dados idênticos, de faces numeradas de 1 a 6.
Direito de imagemREPRODUÇÃOQuando a construção é vista do alto, somente cinco dados podem ser vistos.
PERGUNTA 3) Qual o total de pontinhos de dados que podem ser avistados quando a construção é vista do alto?
(Objetivo da pergunta: avaliar a capacidade de interpretar a perspectiva exigida da foto de uma construção tridimensional)
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TV A CABO
A tabela abaixo mostra dados sobre domicílios que têm televisores (TVs) em cinco países.
Ela também mostra a porcentagem desses domicílios que possuem TVs e que assinam serviços de TV a cabo:
| País | Número de domicílios com TVs | Porcentagem de domicílios que têm TVs, em comparação com todos os domicílios | Porcentagem de domicílios que assinam TV a cabo, em comparação com os domicílios que têm TVs |
| Japão | 48 milhões | 99,8% | 51,4% |
| França | 24,5 milhões | 97% | 15,4% |
| Bélgica | 4,4 milhões | 99% | 91,7% |
| Suíça | 2,8 milhões | 85,8% | 98% |
| Noruega | 2 milhões | 97,2% | 42,7% |
PERGUNTA 4) A tabela mostra que 85,8% de todos os domicílios na Suíça têm TVs. Com base na informação da tabela, qual a estimativa mais próxima do número total domicílios na Suíça?
A – 2,4 milhões
B – 2,9 milhões
C – 3,3 milhões
D – 3,8 milhões
(Objetivo da pergunta: avaliar capacidade de aplicar proporção com base em um conjunto de dados)
Kevin olha as informações da tabela sobre a França e a Noruega.
Kevin diz: “Como a porcentagem de domicílios que têm TVs é quase a mesma nesses dois países, a Noruega tem mais domicílios que assinam TV a cabo”.
PERGUNTA 5) Explique por que essa observação é incorreta. Dê um motivo para a sua resposta.
(Objetivo da pergunta: analisar se o aluno entende proporção com base em dados disponíveis em uma tabela)
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MOLHO DA SALADA
Você está preparando seu próprio molho de salada.
Eis uma receita para fazer 100 mililitros (ml) de molho:
| AZEITE | 60 ml |
| VINAGRE | 30 ml |
| MOLHO DE SOJA | 10 ml |
PERGUNTA 6) De quantos mililitros (ml) de azeite você vai precisar para fazer 150 ml desse molho?
(Objetivo da pergunta: avaliar a capacidade de aplicar conceitos de proporção em situações da vida cotidiana, para calcular a quantidade de ingredientes necessários em uma receita)
RESPOSTAS:
1) 41% ; 2) 12 mil pinguins ; 3) 17 ; 4) 3,3 milhões ; 5) Kevin tem de levar em conta, na verdade, o número real (e não a porcentagem) de domicílios com TV em cada país. Eles mostram que o número de domicílios na França é cerca de 10 vezes maior que o da Noruega. Portanto, o número casas com TV é maior e o número de assinaturas de TV a cabo, também. 6) 90 ml



