Quem tem medo da IA? Sete em cada 10 pequenos e médios empreendedores desconfiam da tecnologia e não a usam no negócio

Quem tem medo da IA? Sete em cada 10 pequenos e médios empreendedores desconfiam da tecnologia e não a usam no negócio

- in Notícias
0
Comentários desativados em Quem tem medo da IA? Sete em cada 10 pequenos e médios empreendedores desconfiam da tecnologia e não a usam no negócio

Pesquisa do PayPal revela que 99% das PMEs já estão digitalizadas, mas medo de errar e experiências ruins com sistemas travam avanço tecnológico

Monique Lima
Monique Lima
13 de novembro de 2025


PMEs ainda não aderem à tecnologia para desenvolver negócios Imagem: Pavel Danilyuk/ Pexels
WhatsappTwitterLinkedinFacebookTelegramBrasileiro é conectado, gosta de tecnologia e aderiu rapidamente a inteligência artificial. Tudo isso é verdade, mas praticamente restrito ao campo do consumidor. Quando se olha para os empreendedores de pequenos e médios negócios (PMEs), a história é outra.

Atualmente, quase a totalidade (99%) das PMEs brasileiras é digitalizada em algum sentido: canal de venda online, meio de pagamentos digital, sistema de gestão ERP ou algum outro mecanismo tecnológico.

Porém, 70% dos empreendedores desses pequenos e médios negócios afirmam não confiar plenamente nas ferramentas digitais. E uma porcentagem ainda maior (75%) não utiliza inteligência artificial de nenhuma forma para melhorar o negócio.

Isso é o que verificou a pesquisa Panorama PayPal: PMEs e o comércio digital no Brasil 2025. O levantamento ouviu 301 empreendedores de todo o país, com faturamentos de R$ 50 mil anuais a R$ 300 milhões, e de setores diversos: desde tecnologia e serviços até indústria e comércio.

Para Brunno Saura, gerente geral do PayPal Brasil, que apresentou a pesquisa à imprensa nesta quinta-feira (13), a maior dificuldade neste momento é a desconfiança dos empreendedores com os modelos de tecnologia. “Ninguém confia naquilo que não conhece”.  Além disso, experiências ruins anteriores também afastam os empreendedores.

Dilema das PMEs: perda de oportunidade vs. perda de clientes

Os empreendedores que se arriscam a usar a IA — 25% dos respondentes da pesquisa — o fazem em funções superficiais, como criação de conteúdo para as redes sociais e atendimento ao cliente via chatbot.

 

Para Saura, essas empresas perdem a oportunidade de melhorar seus negócios.

“Essas empresas subaproveitam a quantidade de tecnologia disponível para melhorar o negócio. Desde funções simples, mas estratégicas para gestão de produtos, melhoria de custo financeiro e consolidação de informações, até cenários mais complexos de atribuições no negócio, dividindo tarefas com o próprio dono para aliviar funções”, diz o gerente.

A pesquisa do PayPal levantou alguns possíveis motivos que travam os empreendedores no uso de tecnologias diversas e inteligência artificial.

A primeira é a experiência negativa com serviços contratados. 72% dos empreendedores entrevistados responderam que já tiveram experiências ruins no passado que comprometeram a conversão do cliente.

Entre os problemas estão falha na finalização da compra, dificuldade de integração com outros sistemas do negócio, ferramenta muito cara ou cobranças inesperadas.

Saura afirma que esse tipo de erro compromete a confiança na tecnologia.

“Você pode fazer o empreendedor entender o valor daquela tecnologia para o negócio, mas não adianta nada se na prática dá erro e compromete a venda. Para o dono negócio, esse é o maior problema que ele pode ter. Seja porque o sistema caiu, teve problema no suporte ou o pagamento deu erro. Se o cliente abandonou o carrinho, a confiança acabou”, diz o gerente.

Tem solução para os empreendedores?

Segundo o gerente do PayPal, são necessários dois avanços para os pequenos e médios empreendedores conseguirem se digitalizar e deixar os negócios mais tecnológicos.

O primeiro deve partir das empresas de tecnologia e que oferecem soluções para PMEs (como o PayPal).

“As integrações e uso da tecnologia têm que ser mais simples. Simples para o dono, para o vendedor e para o cliente. É um desenvolvimento que vai melhorando com o tempo e que precisa atender qualquer negócio, dos pequenos aos grandes”, diz Saura.

A segunda parte é ampliar o conhecimento dos empreendedores sobre o benefício dessas tecnologias, com a criação de materiais de educação para que essas pessoas tenham autonomia de conseguir manejar essas ferramentas.

O objetivo do PayPal com esse levantamento era entender quais as “dores” dos empreendedores brasileiros para conseguir mais espaço nesses negócios locais, já que o PayPal também é um sistema de pagamento para diferentes negócios.

 

Monique LimaMonique Lima

monique.lima@seudinheiro.comRepórter de finanças pessoais e investimentos no Seu Dinheiro. Formada em Jornalismo, também escreve sobre mercados, economia e negócios. Já passou por redações de VOCÊ S/A, Forbes e InfoMoney.

You may also like

Itaú coloca projeção de inflação para 2025 dentro da meta e vê cortes da Selic em janeiro

Por Giovana Leal 13 nov 2025, Itaú BBA