Do passado glorioso ao futuro incerto: a reforma milionária que promete transformar estádio de tradicional clube brasileiro

Do passado glorioso ao futuro incerto: a reforma milionária que promete transformar estádio de tradicional clube brasileiro

- in Notícias
0
Comentários desativados em Do passado glorioso ao futuro incerto: a reforma milionária que promete transformar estádio de tradicional clube brasileiro

Reforma do Caindé prevê R$ 700 milhões para modernizar o estádio da Portuguesa em São Paulo, mas impasse com a Prefeitura ameaça o projeto

Otávio Preto
Otávio Preto
13 de novembro de 2025
WhatsApp

Estádio do Canindé, da Portuguesa
A reforma do Caindé promete transformar a casa da Portuguesa em São Paulo, mas a obra depende da regularização do terreno. – Imagem: Reprodução
WhatsappTwitterLinkedinFacebookTelegramQuem passa pela Marginal Tietê, seja rumo ao lado leste ou oeste da cidade de São Paulo, dificilmente não nota o tradicional Estádio do Canindé, da Portuguesa. Inaugurado em 1956 e palco de grandes disputas, o espaço hoje tem sinais claros de obsolescência, porém, há um projeto ambicioso de transformação que pode trazê-lo de volta aos holofotes — isso, claro, se o projeto sair do papel.

Com início programado para janeiro de 2026, a reforma é no mínimo ambiciosa. A lusa pretende mais do que duplicar sua capacidade: saindo de pouco mais de 21 mil para 51.185 assentos — sendo 4.685 destinados aos camarotes. Para shows, a promessa é de caber 84.500 pessoas.

Novo Canindé, da Portuguesa – Divulgação

O projeto foi desenvolvido pelo arquiteto Jayme Mestieri, da JLM Architecture, e apresentado junto ao CFO da Revee, Leonardo Falbo Donato, que detalhou a parte financeira da obra.

“Estamos entregando um projeto de estádio moderno, capaz de receber não apenas os jogos da Portuguesa, mas também grandes eventos. É um ganho para o clube e para toda a cidade de São Paulo”, afirmou Alex Bourgeois, CEO da SAF, durante a apresentação do projeto.

 

A projeção é de que o custo médio seja de R$ 700 milhões e de que as obras sejam finalizadas no prazo de 40 meses (3 anos e 4 meses) a partir do início do próximo ano — assim terminando em abril de 2029.

Pelo menos, era o que se esperava quando o anúncio foi feito, em agosto deste ano.

Os empecilhos para a reforma do Canindé

O projeto em si já é algo ambicioso, já que se trata de um clube que atualmente disputa a Série D do campeonato brasileiro e ficou entre as últimas colocações do Paulistão de 2025. Além da magnitude do projeto, porém, o clube já enfrenta dificuldades envolvendo a prefeitura de São Paulo.

A principal pedra no caminho, segundo o Estado de S. Paulo, se trata de que metade da área física do estádio pertence ao município de São Paulo e ainda não está regularizada para os fins pretendidos pelo clube, pela SAF (Sociedade Anônima de Futebol) e pelos investidores.

A área total da sede da Portuguesa tem cerca de 110 mil metros quadrados, sendo que aproximadamente 55 mil m² são de propriedade da Prefeitura, com uso irregular ou ainda em negociação. Apenas cerca de 14 mil m² desse terreno já teriam sido regularizados.

Esse quadro gera várias implicações (e possíveis atrasos) no andamento da obra:

  • A necessidade de concessão ou cessão formal da parte municipal para que o projeto possa iniciar.
  • A exigência de contrapartidas urbanísticas por parte da Prefeitura, como abertura ou alargamento de vias e construção de infraestrutura no entorno do estádio, antes ou durante a reforma.
  • A incerteza jurídica que impede o início da obra com segurança de que a regularização fundiária está concluída.

Essa indefinição sobre a titularidade e uso da área coloca em risco o cronograma anunciado e aumenta o risco de que o investimento milionário possa sofrer alterações.

Procurada, a assessoria da Portuguesa informou que o clube disputará o Paulistão 2026 (de 11 de janeiro à 8 de março, caso chegue à final) e de que as obras para o novo estádio comece após o fim do campeonato estadual.

Confira mais fotos do projeto da reforma do Estádio do Canindé:

Novo Canindé, da Portuguesa – Divulgação
Novo Canindé, da Portuguesa – Divulgação
Novo Canindé, da Portuguesa – Divulgação
Novo Canindé, da Portuguesa – Divulgação
 
Novo Canindé, da Portuguesa – Divulgação

 

Otávio PretoOtávio Preto

otavio.rodrigues@seudinheiro.comFormado em Jornalismo pela PUC-SP, atua como repórter no Money Times e no Seu Dinheiro, onde também já trabalhou como analista de mídias sociais, com experiência em produção de conteúdo para diferentes plataformas digitais. Antes disso, foi repórter no site Monitor do Mercado.

You may also like

Itaú coloca projeção de inflação para 2025 dentro da meta e vê cortes da Selic em janeiro

Por Giovana Leal 13 nov 2025, Itaú BBA