PIB do agro do Brasil surpreende no 4º tri e deve voltar a crescer em 2024, diz CNA

PIB do agro do Brasil surpreende no 4º tri e deve voltar a crescer em 2024, diz CNA

- in Notícias
0
Comentários desativados em PIB do agro do Brasil surpreende no 4º tri e deve voltar a crescer em 2024, diz CNA

CNA tinha previsão de queda neste ano, por conta da quebra na colheita de soja e milho, mas queda no desemprego estimulou o consumo de produtos como carnes e lácteos, de maior valor agregadoReuters

Colheita de soja no Rio Grande do Sul (Foto: Reuters)
Colheita de soja no Rio Grande do Sul (Foto: Reuters)
 

São Paulo (Reuters) – O produto interno bruto (PIB) do agronegócio do Brasil surpreendeu no último trimestre do ano e deverá voltar a fechar um ano no positivo, com expectativa agora de crescimento de 2%, estimou nesta quarta-feira a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).

Após dispararem com boas safras e preços na época da pandemia em 2020 e 2021, o PIB do agronegócio caiu em 2022 e em 2023, uma queda que poderia se repetir em 2024, segundo as expectativas iniciais da CNA, embasadas na quebra da colheita de soja e milho.

“Esperávamos encerrar com PIB negativo (em 2024), mas vamos encerrar o ano com PIB em 2% positivo”, disse presidente da CNA, João Martins, a jornalistas, ao apresentar o balanço do ano e as perspectivas para 2025.

Segundo o diretor técnico da CNA, Bruno Lucchi, o aumento do PIB total do Brasil em 2024 — estimado para crescer 3,4% — e a queda no desemprego do país estimularam o consumo de produtos como carnes e lácteos, de maior valor agregado.

Com produção elevada, o setor pecuário compensou uma queda no valor da produção agrícola, afetada pela quebra da safra de grãos em 2024, acrescentou a entidade. Para 2025, a entidade projeta aumento de 5% no PIB do agronegócio, diante da esperada recuperação na safra.

Em 2023, o PIB do setor havia caído 3,7%, seguido de uma queda de 1,8% em 2022, após altas de 8,1% em 2021 e de 22,1% em 2020, segundo dados da CNA.

 

“Este ano a expectativa era fechar com queda de 3%, tivemos seca intensa… frustração de safra”, disse Lucchi, citando ainda uma recuperação no último trimestre do ano.

You may also like

Comissão do Senado aprova  nova faixa de isenção do IR

Projeto amplia isenção para rendas até R$ 5