Estão abertas até o dia 30 de setembro as inscrições para a terceira edição do Prêmio Paul Singer de Boas Práticas Acadêmicas, iniciativa do Cofecon e do Instituto Paul Singer criada para reconhecer iniciativas de economia solidária. Podem ser inscritos projetos originais, que contemplem situações reais em determinada comunidade por meio de ações organizadas. Ao todo, são oferecidos R$ 10 mil em prêmios.
“A iniciativa é uma ação importante no fortalecimento da economia solidária, a partir da divulgação dos empreendimentos que estão mudando a realidade do espaço local, na inclusão dos mais vulneráveis, no respeito ao meio ambiente e ao desenvolvimento sustentável, além de uma oportunidade de reconhecimento das iniciativas universitárias, que contam com a participação dos futuros economistas de nosso país”, expressou a coordenadora da Comissão de Responsabilidade Social e Economia Solidária do Cofecon, Teresinha de Jesus Ferreira da Silva.
Inscrições
As inscrições podem ser feitas gratuitamente por meio do link http://cofecon.org.br/premiopaulsinger/. Podem concorrer iniciativas nas seguintes categorias:
Nascido na Áustria, Paul Singer chegou ao Brasil em 1940, aos oito anos, devido à perseguição aos judeus depois que a Áustria foi anexada à Alemanha nazista. Graduou-se em Economia pela Universidade de São Paulo, em 1959, e fez doutorado em Sociologia, tornando-se livre docente em Demografia e professor titular em Economia pela mesma universidade.
Singer foi um dos fundadores do Cebrap (Centro Brasileiro de Análise e Planejamento), em 1969, onde atuou até 1988. Também foi professor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), e permaneceu por quatro anos ao chefiar o Departamento de Economia.
Exerceu o cargo de Secretário do Planejamento do Município de São Paulo (1989-1992). Em 1996, Singer liderou a criação da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares na USP e em 2003, assumiu a Secretaria Nacional de Economia Solidária – SENAES no Ministério do Trabalho e Emprego, cargo em que permaneceu até 2016. Em 2011 apresentou suas ideias a respeito dos bancos comunitários – que ele considerava instrumentos importantes para a erradicação da miséria.
É autor de extensa obra, com temas diversos como desenvolvimento, economia política, dinâmica populacional, urbanismo, trabalho, socialismo, inflação e economia solidária – tema ao qual se dedicou intensamente durante as últimas décadas de sua vida. Faleceu em 16 de abril de 2018, aos 86 anos.
O Instituto Paul Singer é um centro de referência para pesquisas, debates, formação e divulgação das ideias, obras e modo de atuar de Paul Singer, assim como, para a produção de novos conhecimentos coerentes com estes (sementeira de ideias e projetos);
O Instituto também é formado por familiares do “professor” que sempre atuaram sob os mesmos valores impostos pelo economista. Com a premissa de agir coletivamente para enfrentar os imensos desafios colocados ao final da segunda década deste século, o foco do Instituto é retomar o diálogo e a valorização da democracia, pensar com o trabalhador-intelectual, com aquele que realiza a economia solidária.