Produção industrial no Brasil cai 0,3% em fevereiro, diz IBGE

Produção industrial no Brasil cai 0,3% em fevereiro, diz IBGE

- in Notícias
0
Comentários desativados em Produção industrial no Brasil cai 0,3% em fevereiro, diz IBGE

Em 2024, o setor acumulou perdas de 1,8%, revertendo parte do saldo positivo de 2,7% observado entre agosto e dezembro de 2023

Produção industrial cai 0,3% em fevereiro, diz IBGE
Divulgação

Produção industrial cai 0,3% em fevereiro, diz IBGE

A  indústria no Brasil registrou retração de 0,3% em fevereiro, segundo dados divulgados nesta quarta-feira (3) pelo  Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Nos dois primeiros meses de 2024, o setor acumulou perdas de 1,8%, revertendo parte do saldo positivo de 2,7% observado entre agosto e dezembro de 2023.

Publicidade

O relatório revelou que 10 dos 25 setores industriais submetidos a análise registraram uma queda na produção em comparação com o mês anterior. Os principais impactos negativos foram observados nos segmentos de produtos químicos, com uma redução de 3,5%, indústrias extrativas com queda de 0,9%, e produtos farmoquímicos e farmacêuticos, que apresentaram uma diminuição de 6,0%.

Comparado a fevereiro de 2023, a produção registrou um aumento de 5,0%. Esses dados colocam a indústria nacional 1,1% abaixo do nível pré-pandemia, de fevereiro de 2020, e significativamente 17,7% abaixo do recorde histórico alcançado em maio de 2011.

No que se refere à taxa anualizada, houve um avanço de 1% em fevereiro, evidenciando um aumento de ritmo em comparação aos resultados registrados em janeiro de 2024 (0,4%) e dezembro de 2023 (0,1%).

“Analisando as grandes categorias econômicas, a produção de bens intermediários caiu 1,2% e foi a única a reportar queda em relação ao mês anterior.  Bens de consumo duráveis subiram 3,6% e puxaram para cima o resultado”, defende Maykon Douglas, economista da Highpar.

“O resultado em fevereiro lembra um pouco o de janeiro, com queda no número cheio e um bom número de atividades no campo positivo. O setor começa a dar alguns sinais melhores neste início de ano, com crescimento maior da produção de bens duráveis”, complementa.

 

You may also like

Teto de juros do consignado do INSS cairá para 1,68% ao mês

Novo limite foi definido pelo Conselho Nacional da