Morre aos 90 anos Daniel Kahneman, o ‘pai da economia comportamental”

Morre aos 90 anos Daniel Kahneman, o ‘pai da economia comportamental”

- in Notícias
0
Comentários desativados em Morre aos 90 anos Daniel Kahneman, o ‘pai da economia comportamental”

Seu trabalho derrubou suposições sobre a racionalidade conduzir a tomada de decisões, que dominaram a economia durante décadas; ele também foi o autor do best-seller Thinking, Fast and SlowBloomberg

 

Daniel Kahneman (crédito: Getty Images)
 

Morreu nesta quarta-feira (27), aos 90 anos, o psicólogo Daniel Kahneman, um dos um dos fundadores da disciplina “economia comportamental” e que recebeu o Prêmio Nobel de Economia em 2022 por esse ramo de pesquisa.

O trabalho de Kahneman derrubou suposições sobre a racionalidade conduzir a tomada de decisões que dominaram a economia durante décadas. Ele foi capaz de mostrar a lógica por trás de uma série de comportamentos intrigantes, como os motivos que levam as pessoas a se recusar a vender ações que perderam valor, ou por que vão de carro até uma loja distante para economizar dinheiro em um item pequeno, mas não pensam em fazer a mesma economia com o caro.

Kahneman foi “o psicólogo vivo mais influente do mundo”, disse Steven Pinker, professor da Universidade de Harvard, ao jornal britânico The Guardian, em 2014. “Seu trabalho é realmente monumental na história do pensamento”.

Trabalhando com o psicólogo Amos Tversky, Kahneman isolou preconceitos que distorcem a tomada de decisões. Isso inclui a aversão à perda e também como a forma como uma pergunta é formulada pode afetar a resposta.

Por exemplo, se um programa de saúde salvar 200 vidas e resultar em 400 mortes, a sua aceitação pode depender de os seus proponentes destacarem as vidas salvas ou as vidas perdidas.

Segundo Kahneman, o cérebro reage rapidamente e com base em informações incompletas, muitas vezes com resultados infelizes. “As pessoas são projetadas para contar a melhor história possível”, disse ele em entrevista em 2012 à Associação Americana de Psicologia. “Não perdemos muito tempo dizendo: ‘Bem, há muita coisa que não sabemos’. Nós nos contentamos com o que sabemos.”

Sob a rubrica “teoria da perspectiva”, Kahneman e Tversky desencadearam uma revolução na psicologia e depois na economia, que raramente tinha sido considerada uma ciência experimental.

O campo da economia comportamental surgiu perto do final do século XX, quando um grupo de jovens economistas utilizou essa ideias para desafiar as noções clássicas de “homo economicus”, o ator racional.

‘Campo Minado Cognitivo’

Em 2011, Kahneman publicou o best-seller Thinking, Fast and Slow, encontrando um amplo público para suas ideias. O estudo apresentou uma visão abrangente da mente como contendo dois sistemas, um rápido e intuitivo, o outro lento e mais racional. No livro, ele ofereceu conselhos para tomar melhores decisões, começando com: “Reconheça os sinais de que você é um campo minado cognitivo”.

Daniel Kahneman nasceu em 5 de março de 1934, em Tel Aviv, onde sua mãe visitava parentes. A família vivia na França, tendo emigrado da Lituânia. Seu pai, um químico judeu, foi preso por causa de sua religião durante a Segunda Guerra Mundial e depois libertado. Após a guerra, a família mudou-se para a Palestina.

Kahneman formou-se em psicologia pela Universidade Hebraica de Jerusalém em 1954. Mais tarde naquele ano, ingressou nas Forças de Defesa de Israel, onde foi designado para o ramo de psicologia e encarregado de avaliar os recrutas. O sistema que ele desenvolveu foi usado durante décadas, escreveu ele em sua autobiografia do Prêmio Nobel.

Ele recebeu um Ph.D. da Universidade da Califórnia em Berkeley em 1961 e retornou à Universidade Hebraica para lecionar no departamento de psicologia. Em 1969, conheceu Tversky, que se tornou seu colaborador durante mais de uma década no seu trabalho vencedor do Prémio Nobel.

“Amos e eu compartilhamos a maravilha de possuirmos juntos uma galinha dos ovos de ouro – uma mente conjunta que era melhor do que nossas mentes separadas”, escreveu Kahneman. “Provavelmente compartilhei mais da metade das risadas da minha vida com Amos.”

Jogo Ultimato

Essa colaboração produziu artigos, livros e experiências inovadoras, como o jogo do ultimato, em que uma pessoa recebe dinheiro com a condição de o partilhar com outra pessoa. Normalmente, a segunda pessoa não ficará com menos de 20% ou 30% da participação, embora seja racional aceitar qualquer quantia.

A estreita parceria entre Kahneman e Tversky tornou-se mais amplamente conhecida com a publicação de 2016 de The Undoing Project, de Michael Lewis.

Kahneman teve cargos na Universidade da Colúmbia Britânica em Vancouver e em Berkeley. Em 1993, mudou-se para a Universidade de Princeton, em Nova Jersey, onde foi professor de psicologia e também lecionou na Escola Woodrow Wilson de Assuntos Públicos e Internacionais.

Anos mais tarde, ele estudou a felicidade – especificamente, a hedônica: coisas que tornam as experiências agradáveis ou desagradáveis, e como medir isso. Uma descoberta notável foi que as pessoas ricas raramente eram mais felizes do que aquelas com rendimentos mais baixos, desafiando a ideia de que o dinheiro compra a felicidade.

Kahneman dividiu o Prêmio Nobel de 2002 com Vernon Smith, outro economista experimental.

Kahneman e sua esposa, Irah Kahn, tiveram dois filhos: Michael e Lenore. O casal se divorciou e, mais tarde, ele se casou com a psicóloga Anne Treisman, que morreu em 2018.

©2024 Bloomberg L.P.

You may also like

Teto de juros do consignado do INSS cairá para 1,68% ao mês

Novo limite foi definido pelo Conselho Nacional da