Em AL, Banco do Nordeste anuncia linha de crédito para estimula agricultura de baixo carbono

Em AL, Banco do Nordeste anuncia linha de crédito para estimula agricultura de baixo carbono

- in Últimas Notícias
0
Comentários desativados em Em AL, Banco do Nordeste anuncia linha de crédito para estimula agricultura de baixo carbono

Linha de crédito oferece condições especiais para projetos que invistam no segmento
Com linha de crédito específica para financiar projetos de agricultura de baixo carbono, o Banco do Nordeste estimula a prática no setor rural alagoano. A instituição oferece condições especiais para projetos dessa natureza, com prazos de pagamento que podem chegar a 20 anos, e está divulgando as vantagens com parceiros e produtores rurais. Além disso, o BNB integra a Câmara Setorial do Plano Agricultura de Baixo Carbono (Plano ABC +), coordenada pela Secretaria Estadual de Agricultura de Alagoas.

A linha FNE – Agricultura de Baixo Carbono, utiliza recursos do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE) e foi lançada recentemente como mais uma ferramenta para desenvolver esse segmento.

De acordo com o superintendente estadual do BNB em Alagoas, Sidinei Reis, incentivar projetos que promovam o agronegócio sustentável é um dos direcionamentos da instituição, que também atua fortemente no financiamento à transição energética da região, para uma matriz de energias renováveis, além de promover outras ações da pauta ambiental.
No caso da Câmara Setorial que trata do tema, em Alagoas, o banco é membro do grupo de trabalho responsável por articulação institucional e incentivos financeiros, ao lado de outros órgãos parceiros.
Financiamento
“A partir do FNE, nossa principal fonte de recursos, o banco destinou essa linha de crédito para o financiamento da recuperação de pastagens degradadas, sistema de integração lavoura-pecuária, sistemas agroflorestais e produção agropecuária orgânica, entre outras atividades com baixo impacto ambiental que minimizem as emissões de gases”, esclarece o superintendente.
O crédito também pode ser utilizado para adequação ou regularização das propriedades rurais frente à legislação ambiental, inclusive para recuperação da reserva legal, áreas de preservação permanente, recuperação de áreas degradadas e implantação e melhoramento de planos de manejo florestal sustentável.
Outra possibilidade de aplicação dos recursos é para implementação de sistemas de manejo de resíduos oriundos da produção animal para a geração de energia (biodigestores) e compostagem.
O crédito para agricultura de baixo carbono pode ser contratado por produtores, cooperativas e associações de trabalhadores rurais. No caso do miniprodutor até empresas de porte pequeno-médio, o limite do financiamento cobre até 100% do valor do projeto.
As mulheres produtoras rurais ou que estão à frente de empresas agropecuárias possuem ainda prazos mais alongados tanto para o pagamento do contrato de crédito, quanto para a carência.

About the author

You may also like

Teto de juros do consignado do INSS cairá para 1,68% ao mês

Novo limite foi definido pelo Conselho Nacional da