Boleto terá mudança que promete beneficiar credores e enfrentar o Pix; confira

Boleto terá mudança que promete beneficiar credores e enfrentar o Pix; confira

- in Notícias
0
Comentários desativados em Boleto terá mudança que promete beneficiar credores e enfrentar o Pix; confira

Giovanna Castro
Por Giovanna Castro
13 mar 2024,

boleto mudança compensação pix
Pagamentos via boleto realizados até às 13h30 do mesmo dia farão com que cobradores recebam o dinheiro de forma mais rápida (Imagem: Shutterstock)

A partir da próxima sexta-feira (15), o boleto bancário apresentará uma mudança que promete maior agilidade para os pagamentos, especialmente para os credores. O cobrador poderá receber o dinheiro no mesmo dia, caso o pagamento seja realizado até as 13h30 do mesmo dia.

De acordo com a Febraban (Federação Brasileira de Bancos), parte da liquidação interbancária da cobrança será feita no mesmo dia do pagamento (D+0) e outra parte continuará no prazo de um dia útil (D+1).

Para Walter Faria, diretor-adjunto de Serviços da Febraban, “no início desta mudança, a estimativa é que cerca de 57% dos boletos possam ser processados no mesmo dia, enquanto 43% seriam no prazo D+1. Assim que a modernização estiver implantada, funcionando sem nenhuma ocorrência técnica, a ideia é iniciar os estudos para trazer toda a liquidação de boletos para o prazo D+0”.

A mudança, que englobará 136 bancos e será mandatória, não prevê mudanças para aquele que paga o boleto, mas facilitará para quem precisa receber o dinheiro.

“A mudança trará mais agilidade para o cobrador e irá beneficiar muito o comércio. No caso do e-commerce, por exemplo, vemos também vantagens para os compradores, que poderão ter o processo de entrega de mercadorias feito com mais rapidez”, afirma Faria.

Pix ainda supera pagamentos via boleto

Em 2023, foram 4,2 bilhões de boletos transacionados, o que resultou em um volume de R$ 5,8 trilhões.

Em comparação, o valor de transações via Pix foi 10 vezes maior, sendo consolidado como a forma de pagamento mais popular do Brasil. O crescimento simboliza um aumento de 75% em relação ao ano anterior, superando as transações via cartão de crédito, débito, boleto, TED, DOC, cheques e TEC.

 

Giovanna Castro
Por Giovanna Castro
Estagiária
Jornalista em formação pela Universidade de São Paulo (ECA-USP). Apaixonada pela escrita e pelo audiovisual, ingressou no Money Times em 2023.
giovanna.pereira@moneytimes.com.br

You may also like

Teto de juros do consignado do INSS cairá para 1,68% ao mês

Novo limite foi definido pelo Conselho Nacional da