Imposto de Renda 2024: Receita Federal antecipa liberação do programa para esta terça (12)

Imposto de Renda 2024: Receita Federal antecipa liberação do programa para esta terça (12)

- in Notícias
0
Comentários desativados em Imposto de Renda 2024: Receita Federal antecipa liberação do programa para esta terça (12)
Lorena Matos
Por Lorena Matos

imposto de renda 2024
Programa do Imposto de Renda 2024 será liberado na terça-feira (12) (Imagem: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

Receita Federal antecipou a liberação do programa do Imposto de Renda 2024 para esta terça-feira (12). A princípio, o download só poderia ser realizado a partir do dia 15 março, quando inicia o prazo de entrega das declarações.

De acordo com o comunicado do órgão, os contribuintes com conta gov.br níveis ouro e prata já terão a possibilidade de preencher o documento com a modalidade pré-preenchida. Contudo, a transmissão da declaração só será possível a partir de sexta-feira (15).

Segundo o auditor-fiscal José Carlos Fonseca, supervisor nacional do programa do Imposto de Renda, a antecipação do acesso dá ao contribuinte a possibilidade de verificar as informações necessárias e, se for o caso, levantar documentações que possam ser necessárias.

  • Mantenha-se longe de problemas com o Leão: Assista ao vídeo completo e saiba tudo que você precisa para declarar seu IR em 2024:

 

Imposto de Renda 2024: como fazer download do programa?

O acesso ao download dos programas IRPF 2024 é disponibilizado no site da Receita: https://www.gov.br/receitafederal/pt-br/centrais-de-conteudo/download/pgd/dirpf.

Desde o IRPF 2020, com exceção da versão “multiplataforma (zip)”, o Java já vem embutido. Ou seja, não é necessário instalar ou atualizá-lo em separado.

Para instalar o programa “multiplataforma” ou os programas de anos anteriores, o contribuinte deve manter a versão do Java Virtual Machine (JVM) atualizada no seu computador.

Vale lembrar que a declaração também pode ser preenchida de forma online, pelo e-CAC, sem precisar baixar ou instalar nenhum programa. O contribuinte também pode fazer a declaração através do aplicativo Meu Imposto de Renda, que está disponível para celulares e tablets.

Como subir nível da conta gov.br?

As contas gov.br Bronze, Prata e Ouro são Níveis de Autenticação que buscam ser um recurso de segurança da informação da identidade.

Segundo o portal do Governo, os três níveis da conta gov.br refletem a forma como ela é criada ou validada e diferenciam algumas características da conta, como:

  • grau de segurança no processo de validação dos dados do usuário ao criar a conta gov.br, ou seja, quais dados estão sendo validados e em quais bases de dados;
  • os tipos de serviços públicos digitais que podem ser acessados; e
  • as transações digitais que podem ser realizadas com a conta gov.br.

Bronze

Seguindo qualquer um desses passos para criação da conta, o nível é bronze:

  • Receita Federal: Cadastro via formulário online para validação dos seus dados na Receita Federal;
  • INSS: Cadastro via formulário online para validação dos seus dados no INSS;
  • INSS: Cadastro via atendimento presencial nas Agências do INSS;
  • Senatran: Validação dos seus dados via atendimento presencial nos postos da Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito).

Prata

Segundo o portal do Governo, para aumentar o nível da conta gov.br de bronze para prata, você pode utilizar o aplicativo gov.br e seguir as orientações, e pode também logar na sua conta gov.br e aumentar o seu nível em “Selos de Confiabilidade”.

  • Senatran: Reconhecimento facial pelo aplicativo gov.br para conferência da sua foto nas bases da Carteira de Habilitação (CNH);
  • Bancos: Validação dos seus dados via internet banking de um banco credenciado;
  • Sigepe: Validação dos seus dados com usuário e senha do SIGEPE, se você for servidor público federal;

Ouro

Para aumentar o nível da conta gov.br de prata para ouro, você também pode utilizar o aplicativo gov.br e seguir as orientações, e pode também logar na sua conta gov.br e aumentar o seu nível em “Selos de Confiabilidade”.

  • Justiça eleitoral: Reconhecimento facial pelo aplicativo gov.br para conferência da sua foto nas bases da Justiça Eleitoral (TSE);
  • Carteira de Identidade (CIN): Validação dos seus dados utilizando o aplicativo gov.br para ler o QR Code da Carteira de Identidade Nacional (CIN);
  • Certificado digital: Validação dos seus dados com Certificado Digital compatível com ICP-Brasil.

 

Lorena Matos
Por Lorena Matos
Repórter
Formada em jornalismo pela Universidade Nove de Julho. Foi redatora na área de marketing digital por 2 anos e ingressou no Money Times em 2022.
lorena.matos@moneytimes.com.br

You may also like

Desemprego sobe a 7,9% no trimestre terminado em março, diz IBGE

Taxa cresceu 0,5 ponto percentual em relação ao