Comentários desativados em Paulo Dantas é reeleito presidente do Cofecon; Flávia Vinhaes é a nova vice-presidente
O Conselho Federal de Economia (Cofecon) realizou neste sábado, 09 de dezembro, a eleição para os cargos de presidente e vice-presidente da autarquia durante o exercício 2024. O atual presidente, Paulo Dantas da Costa, foi reeleito para um novo mandato a partir de 1º de janeiro. Ele atuará ao lado da conselheira federal Flávia Vinhaes Santos, eleita vice-presidente. Acesse AQUI a matéria completa.
Seis conselheiros federais efetivos e seis suplentes terão seus mandatos encerrados no dia 31 de dezembro. Eles foram eleitos na Assembleia de Delegados Eleitores de 2020 para o período 2021-2023. Acesse AQUI a matéria completa.
Está no ar a página da Consulta de Profissionais, uma ferramenta que permite a qualquer pessoa interessada saber se determinado profissional – seja ele economista, mestre/doutor em economia ou egresso de cursos conexos, nos casos em que é permitido – tem ou não registro no Conselho Regional de Economia.
A busca também pode ser feita na base de dados de pessoas jurídicas. “Este é um instrumento adotado no Sistema Cofecon/Corecons para oferecer à sociedade uma abertura de dados e de informações que lhe possibilita o conhecimento dos economistas brasileiros”, comentou o presidente do Cofecon, Paulo Dantas da Costa.
“Esta ferramenta valiosa tem um alcance social e traz as informações que a sociedade precisa. Acredito que serve de modelo para outras profissões regulamentadas que eventualmente não tenham algo parecido”. Acesse a ferramenta clicando AQUI.
Em 2011, quando se instituiu uma desoneração da contribuição previdenciária patronal para uma série de setores da economia, o salário mínimo vinha obtendo ganhos reais que aumentaram o seu poder de compra para mais que o dobro do observado em 1995 [INPC/IBGE]. Esses ganhos, muitas vezes repassados para salários maiores e para o setor informal, não foram apenas repassados nos preços, mas também absorvidos pelas margens das empresas, promovendo uma elevação da historicamente baixa participação da remuneração do trabalho na renda do país. Clique AQUI e confira a Nota na íntegra.
O plenário do Conselho Federal de Economia escolheu neste sábado (09) o economista Gabriel Galípolo como ganhador do prêmio Personalidade Econômica do Ano 2023. A votação ocorreu durante a 729ª Sessão Plenária do Cofecon, em Brasília. Clique AQUI e confira a matéria na íntegra.
A escolha de Dilma Rousseff como a Mulher Economista de 2023 reflete o reconhecimento do seu legado e expertise no campo econômico, bem como seu papel fundamental na formulação e implementação de políticas que moldaram a trajetória econômica do Brasil. Confira AQUI o texto na íntegra.
A premiação é promovida anualmente pelo Cofecon para prestigiar instituições que contribuem para o aprimoramento e desenvolvimento dos diversos campos da Ciência Econômica, além de engrandecerem a profissão. Confira AQUI os vencedores de cada categoria.
A premiação é promovida anualmente pelo Cofecon para reconhecer mulheres que contribuíram para o desenvolvimento da responsabilidade social, da economia social e do empreendedorismo, impactando economicamente a sociedade de forma positiva e capacitando comunidades em várias modalidades produtivas. Leia esse e outros artigos clicando AQUI.
Você sabe o que são debêntures? São títulos privados de dívida emitidos por uma empresa para captar recursos financeiros. Mas como elas funcionam, e quais são os riscos? Conheça mais sobre o assunto no Descomplicando desta semana.
Colaborou com o Descomplicando a Economia desta semana o conselheiro federal Róridan Duarte. Aprenda mais no Descomplicando desta semana AQUI.
O Descomplicando a Economia é um sucesso entre o público que nos acompanha. A proposta é tornar os conceitos econômicos mais acessíveis ao público em geral por meio de diálogos entre os membros de uma família. Colaboraram com o Descomplicando a Economia 2023, o conselheiro federal Róridan Duarte e a professora Cristiane Mancini. O termo mais curtido no Instagram foi Imposto de Renda, seguido pela explicação da diferença entre macro e microeconomia. Na terceira colocação ficou o termo Economia Solidária.
NOVIDADE: E em 2023 o Descomplicando a Economia ganhou a sua versão impressa! Confira a Parte I da trajetória dos personagens que abordam, no dia a dia, termos como Crédito, Bolsa de Valores, e Inflação. Confira AQUI, confira na íntegra e compartilhe a publicação!
O artigo de opinião “BNDES pode ajudar na exportação de serviços pelas empresas brasileiras” de Antonio Corrêa de Lacerda, conselheiro federal e professor-doutor do Programa de Pós-Graduação em Economia Política da PUC-SP, foi recentemente publicado no jornal Estadão. Leia AQUI o artigo na íntegra.
No artigo “A simplificação tributária contra o protagonismo do Estado”, publicado na edição 49 da revista Economistas, Paulo Gil argumenta que a regressividade é o principal problema do sistema tributário brasileiro. O autor mostra que a maior parte da arrecadação tributária no Brasil provém do consumo, que onera mais os pobres, enquanto a renda, que beneficia mais os ricos, tem uma participação menor.
O autor também questiona as propostas de “simplificação tributária” que, segundo ele, não enfrentam o problema da regressividade e podem reduzir o papel do Estado na promoção do desenvolvimento e da justiça social. Leia esse e outros artigos clicando AQUI.
Expediente:
Paulo Dantas da Costa – Presidente do Cofecon
Antonio Corrêa de Lacerda – Coordenador da Comissão de Comunicação
Aline Tales – Superintendente / Renata Reis – Coordenadora de Comunicação
Manoel Castanho – Jornalista / Raquel Passos – Assessora
Eduardo Costa – Estagiário de Economia