Petrobras (PETR4): Entenda o plano da estatal que coloca ministros de Lula em lados opostos

Petrobras (PETR4): Entenda o plano da estatal que coloca ministros de Lula em lados opostos

- in Notícias
0
Comentários desativados em Petrobras (PETR4): Entenda o plano da estatal que coloca ministros de Lula em lados opostos

Lorena Matos
Por Lorena Matos

Petrobras, combustíveis
Petrobras tem resposta negativa do Ibama acerca da bacia da foz do Amazonas (Imagem: REUTERS/Paulo Whitaker)

A bacia da foz do Amazonas está no olho do furacão no conflito envolvendo a Petrobras (PETR4) aliada com o Ministério de Minas e Energia, contra o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) e a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva.

Na última semana, o Ibama indeferiu o pedido da petroleira para realizar atividade de perfuração marítima na bacia, o chamado bloco FZA-M-59.

Segundo o órgão, a negativa para o pedido ocorre “em função do conjunto de inconsistências técnicas” para a operação segura em uma nova área exploratória.

Ainda que tenha esse nome, a foz em questão não é a do rio Amazonas. A área onde seria perfurado o poço de petróleo se encontra a 500 km de distância da foz.

A Petrobras pedia uma licença para realizar teste pré-operacional, a fim de analisar a capacidade de resposta da companhia em caso de vazamento. Ainda, permitiria a análise do potencial das reservas de petróleo na região.

A região da Margem Equatorial não tem muita exploração, mas é vista com bons olhos pelo setor, visto que países vizinhos, Guiana e Suriname, acumulam descobertas de petróleo.

Petrobras e Ministério de Minas e Energia

Após o Ibama indeferir o pedido da Petrobras, a companhia afirmou que foi surpreendida pela decisão e que as condições colocadas originalmente pelo instituto foram atendidas.

A empresa disse ainda que, em setembro de 2022, o Ibama sinalizou que a única pendência para a realização da avaliação pré-operacional seria a apresentação da licença de operação do Centro de Reabilitação de Fauna em Belém e as vistorias da sonda de perfuração e embarcações de apoio.

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, não gostou do posicionamento do Ibama, e afirmou que é preciso ao menos estudar a área para decidir, no futuro, acerca da exploração da área. Em nota, ele disse ter recebido a decisão do Ibama “com naturalidade e o devido respeito institucional”.

Silveira pediu à Petrobras que mantenha a sonda e demais recursos mobilizados na foz do rio Amazonas. O ministério também pediu para a petroleira dar mais informações ao órgão ambiental, segundo o jornal O Globo.

Isso porque, após a negativa do Ibama, a companhia se posicionou afirmando que a sonda e os demais recursos presentes na região “serão direcionados para atividades da companhia nas Bacias da região Sudeste” nos próximos dias, de acordo com a publicação.

Ibama e Marina Silva

Segundo o Ibama, a Petrobras não apresentou uma avaliação ambiental de área sedimentar (AAAS). Essa avaliação é que identifica áreas em que não seria possível realizar atividades de extração e produção de petróleo e gás em razão dos graves riscos e impactos ambientais associados.

“A ausência de AAAS dificulta expressivamente a manifestação a respeito da viabilidade ambiental da atividade, considerando que não foram realizados estudos que avaliassem a aptidão das áreas, bem como a adequabilidade da região, de notória sensibilidade socioambiental, para a instalação da cadeia produtiva do petróleo”, disse o presidente do Ibama, Rodrigo Agostinho.

A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, se opõe à proposta, devido aos possíveis impactos socioambientais na área. Neste cenário que o Ibama, subordinado à Pasta, avaliou que a Petrobras não conseguiu demonstrar a segurança necessária para a perfuração.

No entanto, no domingo (21), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sinalizou que pode ir contra a ministra. Durante sua viagem ao Japão, para a cúpula do G7.

“Se extrair petróleo na Foz do Amazonas, que é a 530 quilômetros, em alto mar, se explorar esse petróleo tiver problema para a Amazônia, certamente não será explorado. Mas eu acho difícil, porque é a 530 quilômetros de distância da Amazônia, sabe?”, disse o presidente a jornalistas em Hiroshima.

 

Fonte : Money Times

You may also like

Produção industrial no Brasil cai 0,3% em fevereiro, diz IBGE

Em 2024, o setor acumulou perdas de 1,8%,