BC planeja integrar Pix, Open Finance e Real Digital no Brasil: entenda os benefícios disso

BC planeja integrar Pix, Open Finance e Real Digital no Brasil: entenda os benefícios disso

- in Notícias
0
Comentários desativados em BC planeja integrar Pix, Open Finance e Real Digital no Brasil: entenda os benefícios disso

Autoridade monetária não compartilhou datas sobre as integrações

Por Giovanna Sutto 

(Getty Images)

O Banco Central planeja integrar Pix, Open Finance e Real Digital para desenvolver uma economia digital no país por mais eficiência e segurança nas transações. Open Finance é o ecossistema de dados compartilhados, e o Real Digital, uma espécie de apresentação virtual do dinheiro.

A integração dos sistemas foi compartilhada por Otávio Damaso, diretor de regulação do BC, no workshop promovido pela autoridade monetária nesta terça-feira (16). Ele substituiu Roberto Campos Neto, que cancelou a agenda da semana por problemas de saúde, no painel intitulado “Inovação e Economia Digital”.

“O que está acontecendo no mundo digital? Há um movimento para buscar representação digital de algo que tenha valor. Estamos falando de extrair valor de um ativo na forma digital”, afirma Damaso.

Damaso entende que a inovação do sistema financeiro passa pela convergência entre os players que atuam dentro e fora do perímetro regulatório e também da agenda de inovação que essa gestão do BC vem trabalhando há algum tempo.

Integração

Na visão do diretor do BC, esta agenda já caminha na direção da democratização no acesso ao dinheiro.

“O Pix foi trazido com bases democráticas: assumimos como BC a tarefa e fornecemos de forma igualitária as oportunidades. Toda instituição participa nas mesmas condições e [o Pix] alcançou milhões de pessoas”. Segundo Damaso, 33 milhões de pessoas que não faziam transferências eletrônicas antes do Pix, agora usam o recurso de forma regular e constante. Hoje são mais de 147 milhões de usuários. 

“Do lado do Open Finance [antigo Open Banking] estamos fazendo uma transformação: se antes, a informação era restrita a uma instituição financeira, agora damos a oportunidade da informação ser do cliente, que pode transacionar seus dados como quiser entre as instituições”. Ele admite que o BC tem uma agenda desafiadora, mas ressaltou que o ecossistema alcançou a marca de 31 milhões de permissões de usuários para compartilhar dados, desde que foi lançado em fevereiro de 2021.

“Por fim, estamos agora introduzindo a inovação na moeda, com o nosso CBDC, o Real Digital. Esses conceitos juntos nos levam à moeda digital que vai nos trazer: simplificação, internacionalização e conversibilidade”, explica Damaso.

Imagem, abaixo, resume como será a integração dos sistemas:

 

(Reprodução BC/Slide da apresentação do BC no workshop do Real Digital)
Fonte : Infomoney

You may also like

Produção industrial no Brasil cai 0,3% em fevereiro, diz IBGE

Em 2024, o setor acumulou perdas de 1,8%,