Petrobras (PETR4) anuncia nova política de preços; gasolina vai ficar mais barata?

Petrobras (PETR4) anuncia nova política de preços; gasolina vai ficar mais barata?

- in Notícias
0
Comentários desativados em Petrobras (PETR4) anuncia nova política de preços; gasolina vai ficar mais barata?

Giovana Leal
Por Giovana Leal

Petrobras, dividendos
Petrobras anuncia nova política de preços (Imagem: Andre Coelho/Bloomberg)

Petrobras (PETR4) anunciou sua nova política de preços dos combustíveis nesta terça-feira (16). A companhia mantém preços competitivos com referências dos mercados onde atua, mas sem subordinação obrigatória ao preço de paridade de importação.

A nova estratégia comercial usa como referências o custo alternativo do cliente, como valor a ser priorizado na precificação, e o valor marginal para a Petrobras.

O custo alternativo do cliente contempla as principais alternativas de suprimento, sejam fornecedores dos mesmos produtos ou de produtos substitutos, explica a estatal.

Já o valor marginal para a Petrobras é baseado no custo de oportunidade dada as diversas alternativas para a companhia. Dentre elas estão a produção, importação e exportação do produto e/ou dos petróleos utilizados no refino.

Preços competitivos

A Petrobras explica a que a nova política tem como premissa preços competitivos por polo de venda, em equilíbrio com os mercados nacional e internacional. Além disso, leva em consideração a “melhor alternativa acessível aos clientes”.

“Essa estratégia permite a Petrobras competir de forma mais eficiente, levando em consideração a sua participação no mercado, para otimização dos seus ativos de refino, e a rentabilidade de maneira sustentável”, dizem.

A estatal afirma que, com a mudança, terá mais flexibilidade para praticar preços competitivos. A política se valerá de melhores condições de produção e logística e disputará mercado com outros atores que comercializam combustíveis no Brasil, como distribuidores e importadores.

“A precificação competitiva mantém um patamar de preço que garante a realização de investimentos previstos no Planejamento Estratégico, sob a premissa de manutenção da sustentabilidade financeira da companhia”, afirmam.

Os reajustes nos preços dos combustíveis serão feitos sem periodicidade definida. Eles evitarão o repasse para os preços internos da volatilidade conjuntural das cotações internacionais e da taxa de câmbio.

Fonte : Money Times

You may also like

Produção industrial no Brasil cai 0,3% em fevereiro, diz IBGE

Em 2024, o setor acumulou perdas de 1,8%,