CBE 2023: São Luís sediará o evento, de 15 a 17 de novembro

CBE 2023: São Luís sediará o evento, de 15 a 17 de novembro

- in Últimas Notícias
0
Comentários desativados em CBE 2023: São Luís sediará o evento, de 15 a 17 de novembro

CBE 2023: São Luís sediará o evento, de 15 a 17 de novembro

Dois grandes projetos para um grande evento. Este foi o principal item de pauta da 720ª Sessão Plenária Extraordinária do Cofecon, na qual foi escolhida a sede do próximo Congresso Brasileiro de Economia (CBE). Duas capitais da região Nordeste apresentaram suas propostas, a estrutura dos locais escolhidos, a rede hoteleira, os atrativos turísticos, as belezas naturais, os apoios e as datas previstas para o evento.

Marcello Duailibe Barros, presidente do Corecon-MA, foi o primeiro a apresentar o projeto. O tema proposto para o evento é “Novo futuro: planejamento, desenvolvimento e sustentabilidade”, com realização nos dias 15 a 17 de novembro. Duailibe destacou a experiência de organização do primeiro Congresso Maranhense de Gestão Pública, exibiu um vídeo sobre o estado, falou sobre o público esperado e o orçamento do evento. “Nossa proposta tem quatro pilares: a nossa força institucional, o potencial turístico, a experiência em eventos de grande porte e a infraestrutura”, comentou Duailibe.

Ricardo Valério Costa Menezes, representante do Corecon-RN, propôs o evento para os dias 11 a 13 de outubro, com o tema “O Brasil que queremos e podemos: economia verde, inovação tecnológica e justiça social”. Apresentou os trabalhos que já haviam sido iniciados com a intenção de sediar o Congresso, os entendimentos de patrocínios, destacou a experiência de realização do Simpósio Nacional dos Conselhos de Economia, em 2016, e também expôs o orçamento do evento. “Temos que fazer um CBE com a magnitude e o protagonismo que o Sistema Cofecon/Corecons tem”, expressou Valério.

Foram duas grandes apresentações, mas apenas uma delas poderia ser escolhida. “Numa votação muito apertada, por nove votos a oito, o Congresso Brasileiro de Economia será realizado em São Luís no Maranhão”, anunciou o presidente do Cofecon, Paulo Dantas da Costa, após a votação.

Na ocasião, o Corecon-RN poderá apresentar sua candidatura a receber a edição de 2025 do CBE. O Regional já dispõe de um bom projeto para isso.

A escolha da sede

Em cada Congresso Brasileiro de Economia, durante a sessão de encerramento é escolhida a sede do próximo evento, com base em candidaturas previamente apresentadas ao Cofecon, cumprindo os requisitos da Resolução 1.903/2013. No entanto, em 2021 o Brasil convivia com medidas de isolamento social para conter a pandemia de Covid-19, e não era possível prever o fim da pandemia. Com isso, o CBE daquele ano foi realizado de forma totalmente virtual.

Após a realização do Simpósio Nacional dos Conselhos de Economia – ocorrido em novembro de 2022, em João Pessoa, e marcando a volta aos eventos presenciais – o assunto ganhou força e apareceu na 718ª Sessão Plenária do Cofecon, ainda em 2022. Foram recebidas propostas dos Corecons do Maranhão e Rio Grande do Norte e o plenário do Cofecon deliberou por conceder um prazo para apresentação dos respectivos projetos, cujas defesas ocorreram na 720ª Sessão Plenária Extraordinária.

You may also like

Teto de juros do consignado do INSS cairá para 1,68% ao mês

Novo limite foi definido pelo Conselho Nacional da