China decidirá nova data para visita de Lula ao Brasil, diz Fávaro

China decidirá nova data para visita de Lula ao Brasil, diz Fávaro

- in Notícias
0
Comentários desativados em China decidirá nova data para visita de Lula ao Brasil, diz Fávaro

Por Reuters
Fávaro

“Todas as ações do governo estão adiadas, inclusive as do Ministério da Agricultura”, disse Fávaro (Imagem: REUTERS/Adriano Machado)

O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, disse neste domingo que o governo chinês decidirá uma nova data para a visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao país, acrescentando que a assinatura de acordos entre Pequim e Brasília foi adiada.

“Todas as ações do governo estão adiadas, inclusive as do Ministério da Agricultura“, disse Fávaro, que chegou à China na semana passada, em entrevista coletiva em Pequim.

“Quando o governo chinês estiver pronto, com agenda disponível, certamente a visita será remarcada, e voltaremos para continuar assinando todos os memorandos e acordos.”

O governo brasileiro anunciou no sábado que o presidente Lula cancelou sua viagem de destaque à China durante a semana após ser diagnosticado com broncopneumonia bacteriana e infecção viral causada pela influenza A.

A visita, que incluiria uma reunião com o presidente chinês Xi Jinping na terça-feira, foi vista como um esforço significativo do novo presidente para estreitar as relações com o maior parceiro comercial do Brasil, após um período de relações difíceis sob a gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro, que fez campanha para o cargo sob a retórica anti-China que continuou em seus primeiros anos no governo.

Segundo Fávaro, há um clima mais fraterno com a volta de Lula à presidência, o que “abre oportunidades comerciais”.

O ministro também enfatizou que sua passagem pela China já garantiu um ganho importante, com Pequim aprovando a retomada das importações de carne bovina brasileira e autorizando novas plantas. As vendas para a China foram suspensas voluntariamente pelas autoridades brasileiras em 23 de fevereiro, após a descoberta de um caso atípico de doença da vaca louca.

Carlos Fávaro
Segundo Fávaro, há um clima mais fraterno com a volta de Lula à presidência, o que “abre oportunidades comerciais” (Imagem: REUTERS/Adriano Machado)

Fávaro disse que os acordos entre empresas brasileiras e chinesas ainda devem ser anunciados no dia 29 de março. Cerca de 240 empresários brasileiros eram esperados inicialmente na China, mais de um terço do setor agrícola brasileiro, que envia a maior parte de sua produção de carne bovina, soja e celulose para a China.

 

You may also like

Teto de juros do consignado do INSS cairá para 1,68% ao mês

Novo limite foi definido pelo Conselho Nacional da