Carta aberta de alagoanos contra a Braskem já tem mais de 16 mil assinaturas

Carta aberta de alagoanos contra a Braskem já tem mais de 16 mil assinaturas

- in Últimas Notícias
0
Comentários desativados em Carta aberta de alagoanos contra a Braskem já tem mais de 16 mil assinaturas

Até o final da tarde desta quinta-feira, 26 de janeiro, mais de 16 mil pessoas já haviam assinado uma carta aberta contra o patrocínio da Braskem à TV Globo, pelo patrocínio da empresa, com sede em Alagoas, ao programa BBB – Big Brother Brasil.

O documento foi encaminhado à própria emissora, aos anunciantes do programa, ao Conar, à ministra Marina Silva, do Meio Ambiente e ao Ministério Público Federal, denunciando a indústria por investir num patrocínio milionário em vez de pagar a indenizações a milhares de pessoas em bairros de Maceió afetados por ações da mineradora.

A carta aberta será lida durante o Forum Social Mundial 2023, que está acontecendo até o próximo sábado, 28, em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.

Alguns trechos da carta aberta, que espera alcançar um total mínimo de 30 mil assinaturas:

“A Braskem provocou em Maceió, capital de Alagoas, o maior megadesastre produzido por uma multinacional do setor químico em área urbana em todo o mundo. Destruindo – literalmente – uma região da cidade, a noroeste, em quatro bairros e parte de um quinto, após dois terremotos provocados pela irresponsável mineração de sal-gema em área densamente habitada, destruindo mais de 15 mil imóveis residenciais, desvalorizando fortemente outros 17 mil existentes no entorno da área afetada, fechando 5 mil empresas, levando à demissão de mais de 10 mil trabalhadores, além de  causar um prejuízo material e imaterial, apenas à cidade de Maceió, por ora estimado em mais de 15 bilhões de reais.

Mas não fica nisso a tragédia dos cidadãos expulsos de suas casas – quase 5 após o crime cometido pela empresa, boa parte sequer recebeu suas indenizações, mesmo após acordo considerado leonino, que não deixa opção de negociação dos valores aviltados estimados a quem não for à justiça – que, estranhamente, nega/interdita toda e qualquer avença dos alagoanos contra a Braskem…

Mais de uma dezena das pessoas afetadas se suicidou, centenas enfrentam sérios problemas psicológicos e grande parte sofre a ‘síndrome do abandono’, ao perder suas relações pessoais de muitos anos com vizinhos, amigos e parentes ex-residentes nos bairros destruídos, bem como suas memórias e histórias de vida passadas em lugares que são tradicionais na cidade. São hoje os ‘refugiados da Braskem’. Pessoas tornadas sub-cidadãs por uma multinacional predadora sob o olhar beneplácito da justiça e prevaricador das autoridades municipais, estaduais e federais.”

Acrescenta o texto do documento:

“A população se sente sozinha. Abandonada e sendo agredida diariamente pela mais infame campanha de fake news de uma empresa contra uma cidade, sem que ninguém tome qualquer providência para fazer sustar a ignomínia. Está sozinha, mas não vai parar de lutar contra o esbulho de que está sendo vitima.

O anúncio da participação da Braskem como um dos anunciantes do BBB soou para os alagoanos como uma tapa na cara de todos. Justamente uma empresa química predadora do meio ambiente, e de um ramo – o plástico – que é responsável direto pela maior parte da poluição das cidades e dos mares, surge no meio de anunciantes legítimos, que fizeram de suas marcas referências significativas para seus consumidores, como se fosse uma defensora das causas ambientais e da natureza! Uma mentira deslavada!”

About the author

You may also like

Teto de juros do consignado do INSS cairá para 1,68% ao mês

Novo limite foi definido pelo Conselho Nacional da