Saiba como as eleições do Congresso nos EUA podem pavimentar o caminho para volta de Trump ou consolidar Biden

Saiba como as eleições do Congresso nos EUA podem pavimentar o caminho para volta de Trump ou consolidar Biden

- in Notícias
0
Comentários desativados em Saiba como as eleições do Congresso nos EUA podem pavimentar o caminho para volta de Trump ou consolidar Biden

A eleição é decisiva para definir a segunda metade da gestão do presidente democrata e pode impactar na corrida à Casa Branca em 2024, que deve ter Donald Trump novamente na disputa

Carolina GamaRicardo Gozzi

Biden Trump eleições Estados Unidos 2020
Imagem: Shutterstock

Passada eleição no Brasil, agora é a vez de os EUA encararem as urnas. Na terça-feira (08), os norte-americanos votarão pela renovação de metade do Congresso — Câmara e Senado — nas chamadas midterms elections, ou eleição de meio de mandato.

A disputa é decisiva para definir os rumos da segunda metade da gestão Joe Biden e pode influenciar a corrida à Casa Branca em 2024.

Na sexta-feira (04), ganhou força a notícia de que Donald Trump pode anunciar sua candidatura à presidência dos EUA já em 14 de novembro.

O BRASIL PODE TER UM ‘APAGÃO POLÍTICO’ SE LULA NÃO HONARAR COM A PALAVRA E MERCADO ESTÁ AGUARDANDO OS PRÓXIMOS PASSOS DO PETISTA; DESCUBRA O QUE ESTÁ EM JOGO NO NOSSO INSTAGRAM

Nos bastidores circula a informação de que Trump inclusive começou a acionar conselheiros para discutir possíveis cenários caso os republicanos saiam vitoriosos das midterms.

O que está em jogo amanhã nas midterms

As midterms elections, como o próprio nome indica, são eleições que acontecem na metade do mandato presidencial nos EUA e elegem parte do Legislativo federal e cargos locais em diversos Estados.

 

Das urnas saem nomes para todos os 435 assentos da Câmara dos Representantes — casa onde os deputados têm mandatos de dois anos —, e 35 dos 100 senadores, que cumprem mandatos de seis anos.

Nessa dança das cadeiras, os democratas precisam de pelo menos 50 cadeiras para manter o controle do Senado, com a vice-presidente Kamala Harris dando a eles o voto de desempate pela maioria, enquanto os republicanos precisam de 51 para ganhar o controle.

Para dominar a Câmara, um partido deve ocupar 218 dos 435 assentos.

Essa disputa define se o presidente norte-americano terá apoio no Congresso para aprovar suas pautas. Com maioria confortável na Câmara e no Senado, o chefe do Executivo pode emplacar até projetos considerados mais controversos.

No caso de uma maioria apertada como acontece com Biden na atual configuração do Senado, qualquer dissidência pode travar propostas.

You may also like

Renda fixa hoje: veja taxas pós reunião do Copom sobre Selic

Caso não consiga visualizar, clique aqui. Caro leitor (a),