Prorrogadas inscrições para mestrado, doutorado e especialização na ENCE

Prorrogadas inscrições para mestrado, doutorado e especialização na ENCE

- in Notícias
0
Comentários desativados em Prorrogadas inscrições para mestrado, doutorado e especialização na ENCE

Editoria: IBGE | Carmen Nery

 

Especialização recebe inscrições até 7 de outubro; mestrado e doutorado até o dia 3 – Foto: Álvaro Vasconcellos/Acervo IBGE

Foram prorrogadas as inscrições para os cursos de especialização em Análise Ambiental e Gestão do Território e de mestrado e doutorado em População, Território e Estatísticas Públicas, da Escola Nacional de Ciências Estatísticas (ENCE) do IBGE.

As inscrições se encerrariam nesta sexta-feira (23), mas agora os interessados no curso de especialização podem se inscrever até o dia 7 de outubro, com divulgação das inscrições deferidas no dia 14 de outubro. Já os candidatos que pretendem disputar uma vaga nos cursos de mestrado e doutorado podem se inscrever até o dia 3 de outubro e a divulgação das inscrições aceitas será no dia 10 de outubro.

Recentemente, o Programa de pós-graduação stricto sensu de mestrado e doutorado recebeu nota 5 no ciclo de avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), fundação vinculada ao Ministério da Educação.

“O Programa de Pós-Graduação não é em Estatística, e sim em População, Território e Estatísticas Públicas, estando inserido na área de Planejamento Urbano e Regional/ Demografia, da Capes. São oferecidas até 20 vagas para o mestrado e até 10 vagas para o doutorado. Trata-se de um programa consolidado, que completará 25 anos em 2023, e tem como docentes representantes do IBGE e de grandes instituições internacionais como Pedro Silva, que chegou a ser presidente do Instituto Internacional de Estatística. O curso de doutorado foi iniciado em 2015 e esse novo conceito 5 é o reconhecimento desse processo de consolidação e de fortalecimento do Programa, já com as primeiras turmas de doutorado formadas”, destaca Joice de Souza Soares, analista e assistente intermediária da pós-graduação da Ence.

Também são oferecidas até 30 vagas para o curso de pós-graduação lato sensu (especialização) em Análise Ambiental e Gestão do Território. Iniciado em 1997, o curso visa a complementar a formação de profissionais para atuação nos desafios socioambientais contemporâneos, compreendendo suas causas e procurando superá-los. O objetivo é priorizar a visão crítica e interdisciplinar sobre as questões ambientais e territoriais, a partir da integração entre os conhecimentos e análises ambientais e o planejamento, o ordenamento e a gestão do(s) território(s).

O curso busca, também, fornecer capacitação e desenvolver competências de acesso, uso e georreferenciamento de dados e informações de natureza estatística, demográfica e socioeconômica; e em novas geotecnologias para suporte ao processo de aquisição, tratamento, processamento e disseminação de dados geoespaciais que embasem as análises ambientais e a gestão do território. Além de contribuir para a reflexão crítica e ética frente às inovações tecnológicas, avaliando seu impacto na construção de uma sociedade sustentável.

“O processo seletivo do mestrado e doutorado tem uma etapa inicial de análise de documentação, seguida de uma prova escrita de conhecimentos gerais – cujos temas são aqueles relacionados à área de atuação do Programa; a bibliografia está disponível no edital. Quem passar nessa segunda etapa vai para a entrevista. Os alunos de mestrado têm de entregar um plano de trabalho e os de doutorado precisam submeter um projeto. Já para o curso de especialização, há análise documental, prova e entrevista”, esclarece Joice.

Desde o início de 2022, as aulas são presenciais em horário vespertino e noturno para os cursos de mestrado e doutorado. As aulas são de segunda à sexta, com seminários às segundas. Já o curso de especialização tem aulas matutinas.

A ENCE orienta que mesmo os que tiverem vínculos empregatícios devem estar afastados ou ter uma dinâmica de trabalho que os permitam se dedicarem aos cursos.

You may also like

Teto de juros do consignado do INSS cairá para 1,68% ao mês

Novo limite foi definido pelo Conselho Nacional da