ICMS das teles: cobrar alíquota maior é indevido e não repassar redução ao cliente é ‘imoral’, diz Procon-SP

ICMS das teles: cobrar alíquota maior é indevido e não repassar redução ao cliente é ‘imoral’, diz Procon-SP

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Órgão de defesa do consumidor abriu investigação após reportagens do InfoMoney revelarem que operadoras não estão repassando desoneração aos clientes

Por Lucas Sampaio

Teles não reajustam ICMS nas contas de telefonia e internet dos consumidores (Arte: Leonardo Albertino/InfoMoney)

É “indevida” a cobrança da alíquota antiga do ICMS, por parte das operadoras de telecomunicações, após quase 2 meses da redução do imposto, e é “completamente imoral” as empresas não repassarem a desoneração ao consumidor, ficando com o benefício tributário, afirma o diretor-executivo do Procon-SP, Guilherme Farid.

InfoMoney revelou nesta semana que a Claro, a Vivo (VIVT3) e a Copel/Ligga Telecom já estão pagando uma alíquota menor de ICMS, mas não estão repassando o benefício aos clientes em pelo menos 4 estados, incluindo São Paulo; e que a Claro e a TIM (TIMS3) ainda estão cobrando dos clientes paulistas a alíquota antiga, mais cara, apesar de a lei que determinou a redução do tributo ter sido sancionada há quase 2 meses, em 23 de junho.

Após as revelações das reportagens, o Procon-SP decidiu investigar as teles e deu 5 dias para Claro, TIM e Vivo se manifestarem (a Copel/Ligga Telecom não atua no estado de São Paulo). A Oi (OIBR3) e a Sky também foram notificadas pelo órgão de defesa do consumidor paulista, mas elas não são citadas nas reportagens.

Procuradas, Claro, TIM e Vivo preferiram não se pronunciar sobre a investigação do Procon-SP (veja mais abaixo o posicionamento das empresas em relação às reportagens).

“Por qual motivo essa redução de imposto não foi repassada ao consumidor?”, questiona Farid em entrevista exclusiva. “Caso fique demonstrada a má-fé das empresas, de não repassar essa redução [do ICMS aos clientes], elas poderão sofrer fiscalização”.

O diretor-executivo do Procon-SP diz que, apesar de ser “completamente imoral” as empresas estarem embolsando a redução do ICMS (o que foi revelado pela primeira reportagem), o mais grave é o fato de as teles ainda estarem cobrando dos clientes uma alíquota de 25%, sendo que ela já foi reduzida para 18% desde junho (o que foi revelado pela segunda reportagem).

Fonte : Infomoney

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