PPI: inflação do produtor nos EUA recua 0,5% em julho, muito abaixo do esperado

PPI: inflação do produtor nos EUA recua 0,5% em julho, muito abaixo do esperado

- in Notícias
0
Comentários desativados em PPI: inflação do produtor nos EUA recua 0,5% em julho, muito abaixo do esperado

PPI acumulado em 12 meses desacelerou para 9,8%; mercado projetava alta mensal de 0,2% e anual de 10,4%, segundo a Refinitiv

Por Equipe InfoMoney 

O índice de preços ao produtor (PPI, na sigla em inglês) dos Estados Unidos recuou 0,5% em julho na comparação com junho, segundo dados com ajustes sazonais publicados nesta quinta-feira (11) pelo Departamento do Trabalho americano.

No acumulado em 12 meses, o PPI desacelerou de 11,3% em junho para 9,8% em julho. O resultado veio muito melhor que o esperado pelo mercado, pois o consenso Refinitiv projetava uma alta mensal de 0,2% e anual de 10,4%.

Após a divulgação do PPI, os índices futuros das bolsas americanas aceleraram as suas altas (acompanhe aqui o movimento da bolsa ao vivo):

• Dow Jones Futuro (EUA), +0,80% (às 9h19 era +0,54%)
• S&P 500 Futuro (EUA), +0,74% (às 9h19 era +0,49%)
• Nasdaq Futuro (EUA), +0,72% (às 9h19 era +0,51%)

O PPI dos EUA é divulgado um dia após índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) ficar estável em julho e também surpreender o mercado (que esperava alta de 0,2%). A inflação para o consumidor americano também desacelerou no mês passado, de 9,1% em junho para 8,5% em julho.

Gasolina puxa queda

A retração do PPI foi impulsionada por um forte recuo de 1,8% nos preços dos bens de demanda final. Em contrapartida, os preços de serviços de demanda final avançaram 0,1%.

A forte queda nos bens foi a maior desde abril de 2020, e 80% da retração foi causada pela gasolina 16,7% mais barata, segundo a Secretaria de Estatísticas Trabalhistas (Bureau of Labor Statistics, ou BLS na sigla em inglês), órgão ligado ao Departamento do Trabalho americano.

Já o PPI menos alimentos, energia e serviços comerciais subiu 0,2% no mês passado e desacelerou, de uma alta de 6,4% em junho para 5,8% em julho no acumulado em 12 meses.

Fonte : Infomoney

You may also like

STF derruba carência de 10 meses para autônoma receber salário-maternidade do INSS

Exigência do cumprimento de carência apenas para algumas