História das estradas de ferro em Alagoas (II). Primeiros Ramais

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Ramal da Assembleia (Viçosa)

Percebendo que poderia aumentar a rentabilidade da linha Maceió/Imperatriz, a Alagoas Railway iniciou ainda em 1884 as tratativas para a construção do prolongamento até a vila de São José da Lage e de mais dois ramais: um em direção à vila da Assembleia, passando próximo de Capela, no município de Atalaia, e outro em direção ao município de Camaragibe.

O pedido foi atendido e autorizado pela Lei Provincial nº 968 de 28 de julho de 1885, entretanto o contrato assinado em 9 de setembro do mesmo ano somente tratou da instalação do ramal da Assembleia.

Como a Lei Provincial não garantia juros sobre o capital necessário à construção, avaliado em 1.860:000$000, dificultando a captação de investimentos, a Companhia solicitou tal benefício ao Governo Geral. Para analisar o pedido o Ministério da Agricultura requereu os estudos sobre os investimentos necessários.

Esse orçamento ficou pronto em junho de 1887 e foi apresentado ao ministro da Agricultura, Conselheiro Lourenço Cavalcante de Albuquerque, no início de 1888. Somente em 22 de junho de 1889 foi que o Decreto Geral nº 10.256 concedeu à Alagoas Railway o privilégio por 60 anos para a construção, uso e gozo deste ramal, com garantias de juros de 6% ao ano (durante 30 anos) sobre o capital de 1.958:000$000.  Obrigava-se a passar pela vila de Atalaia e a povoação de Capela.

Algodão chegando à Estação de Viçosa para carregamento do trem em 1906

No mesmo decreto, o governo também autorizou a Alagoas Railway a explorar outro ramal em direção da antiga colônia militar Leopoldina, com garantia de juros de 6% ao ano sobre o capital que for orçado na razão de 30:000$000 por quilômetro, no máximo.

A construção do ramal para a Assembleia teve início em 20 de agosto de 1889 e a linha foi entregue ao trafego em 24 de dezembro de 1891, mas a inauguração festiva ocorreu dias depois, já em janeiro de 1892. Começava em Lourenço de Albuquerque, no quilômetro 35 da linha principal, e após atravessar o vale do Mundaú e o vale do Satuba, subia para o tabuleiro para entrar no vale do Paraíba na cidade de Atalaia, o quilômetro 25.

Continuava pelo vale do Paraíba, cortando-o em dois lugares (Cágado e Gameleira) para vencer a Serra dos Dois Irmãos e chegar à estação terminal de Assembleia (Viçosa).

Além das estações de Atalaia e Assembleia, a linha tinha paradas em Urupema, Capela, Cajueiro e Gameleira.

Não se sabe da participação da firma Hugh Wilson & Sons na construção desta última ferrovia, mas em 4 de dezembro de 1890, atendendo a requerimento do Banco Mercantil, na Bahia, a empresa do já falecido engenheiro inglês e do seu filho foi declarada falida.

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