Governança corporativa é fator ESG mais observado por gestores, aponta Anbima

Governança corporativa é fator ESG mais observado por gestores, aponta Anbima

- in Notícias
0
Comentários desativados em Governança corporativa é fator ESG mais observado por gestores, aponta Anbima

Fatores mais observador no pilar “G” são transparência e ética das empresas

Por Ricardo Bomfim, Valor — São Paulo

 


As gestoras de recursos dão muita atenção à transparência e à ética das empresas em que investem, ambos fatores que ficam debaixo do guarda-chuva de governança corporativa no ESG (sigla em inglês para práticas sociais, ambientais e de governança). A conclusão é de um estudo realizado pela Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima) com 209 gestoras. Tanto transparência quanto ética foram citadas por 92% dessas instituições.

Logo depois entre as prioridades do campo de governança corporativa vêm políticas e relações de trabalho (79%), privacidade e segurança de dados (77%), independência do conselho (75%) e remuneração do conselho de administração (54%).

“Por ser um tema discutido e tratado há mais tempo, a governança chama atenção. Aspectos específicos, por exemplo, remuneração e independência do conselho de administração, precisam evoluir”, afirma, em nota, Cacá Takahashi, vice-presidente da Anbima.

Do lado da governança ambiental os fatores mais citados são o uso de recursos naturais (76%), tecnologia limpa (71%) e poluição (71%). Eficiência energética (68%) e emissões de carbono (57%) vêm em seguida.

Já na ponta social o que os gestores mais acompanham é o respeito aos direitos humanos (73%). O treinamento da força de trabalho (58%), políticas de inclusão e diversidade (54%) e diversidade na composição do conselho de administração (49%) aparecem com frequência menor.

Este conteúdo foi publicado originalmente no Valor PRO, serviço de informações em tempo real do Valor Econômico.

You may also like

Pesquisa Nacional de Preços da Cesta Básica de Alimentos – dados de outubro/25

O DIEESE e a Conab divulgam hoje, 10/11,