Alemanha registra recorde diário de novos casos de Covid-19

Alemanha registra recorde diário de novos casos de Covid-19

- in Notícias
0
Comentários desativados em Alemanha registra recorde diário de novos casos de Covid-19

Número de infecções em 24 horas chega a quase 34 mil e supera cifra de dezembro de 2020, quando país estava no auge da segunda onda da pandemia de coronavírus.

Enfermeiros de máscara empurram cama em corredor de hospitalNúmero de internações por covid-19 cresce a cada dia na Alemanha

A Alemanha registrou nesta quinta-feira (04/11) um recorde diário de novos casos de covid-19 desde o começo da pandemia, superando a marca estabelecida em dezembro de 2020. O Instituto Robert Koch (RKI), a agência de controle e prevenção de doenças do país, contabilizou 33.949 novas infecções nas últimas 24 horas. Na quinta-feira anterior eram registrados 28.037 novos casos diários.

A notícia vem um dia depois de o ministro da Saúde, Jens Spahn, dizer que a Alemanha está vivendo em uma “pandemia de não vacinados”, e que a quarta onda do vírus chegou “com força total” em todo o país.

Diante de uma diminuição do ritmo do programa de vacinação da Alemanha em relação a outros países europeus, Spahn também alertou que aqueles que não desejam ser vacinados podem enfrentar novas restrições, como ser impedidos de entrar em lojas e restaurantes.

Dados recentes do RKI mostram que apenas 66,5% dos alemães estão totalmente vacinados, cifra inferior a de outros países da Europa Ocidental, como Portugal (88%) e Espanha (81%). Segundo uma sondagem recente, só uma minoria dos que não se imunizaram no país pretendem fazê-lo.

Pressão nos hospitais

Os hospitais também acusam um aumento da ocupação de leitos de unidades de terapia intensiva, na maior parte por pacientes não vacinados contra o coronavírus.

Na quarta-feira, a taxa de hospitalizações por 100 mil habitantes nos últimos sete dias – estatística usada pelo governo alemão para monitorar a gravidade da pandemia – subiu para 3,62, de 3,29 no dia anterior. O recorde para a cifra ainda é de dezembro de 2020, quando esteve em cerca de 15,5.

Spahn tem agendada para esta quinta e sexta-feira uma reunião com os secretários da Saúde dos 16 estados da Alemanha. Principal assunto a ser debatido é a possibilidade de impor novas restrições. Os últimos meses foram marcados pela gradual volta à normalidade na Alemanha, com suspensão de restrições, embora a obrigatoriedade de máscaras continue vigorando em espaços públicos fechados.

Na reunião se deve discutir também a campanha de vacinas de reforço do país, que tem sido criticada pela falta de clareza sobre quem deve receber uma terceira dose e onde, e se isso deve ser feito em consultórios médicos ou se centros de vacinação devem ser reabertos, como propôs Spahn.

Preocupação da OMS

O Ministério da Saúde alemão também propõe testes compulsórios de covid-19 em estabelecimentos para idosos, enquanto os governos regionais querem apenas que os governos federal e estaduais “trabalhem no sentido de garantir a disponibilidade de uma gama suficiente de exames” nesses lugares.

O secretário de Saúde da Baviera, Klaus Holetschek, que preside a conferência, pediu uma dose de reforço para todos, não apenas para idosos e quem tem doenças pré-existentes.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) expressou “grave preocupação” nesta quinta-feira sobre o ritmo crescente de infecções por coronavírus na Europa, diante do recorde de novos casos diários registrado na Alemanha.

“Estamos, mais uma vez, no epicentro”, disse o diretor da OMS para a Europa, Hans Kluge, em uma entrevista coletiva. Ele alertou que, de acordo com “uma projeção confiável”, a trajetória atual pode levar a “mais meio milhão de mortes de covid-19” em fevereiro.

md (AFP, DPA, Reuters)

You may also like

Teto de juros do consignado do INSS cairá para 1,68% ao mês

Novo limite foi definido pelo Conselho Nacional da