Experimentos naturais rendem Prêmio Nobel de Economia de 2021 a três pesquisadores

Experimentos naturais rendem Prêmio Nobel de Economia de 2021 a três pesquisadores

- in Notícias
0
Comentários desativados em Experimentos naturais rendem Prêmio Nobel de Economia de 2021 a três pesquisadores

David Card, Joshua Angrist e Guido Imbens

CRÉDITO,AFP VIA GETTY IMAGES

Legenda da foto,David Card, Joshua Angrist e Guido Imbens são os ganhadores do Nobel de Economia de 2021

O Prêmio Nobel de Economia deste ano foi dividido entre o canadense David Card, o americano Joshua Angrist e o holandês Guido Imbens.

Os três economistas compartilharam o prêmio pelo uso de “experimentos naturais” para entender como a política econômica e outros eventos estão conectados.

Os experimentos naturais usam situações da vida real para calcular o impacto de decisões do governo.

Por exemplo, Card, da Universidade da Califórnia, nos EUA, analisou o impacto dos aumentos do salário mínimo sobre o emprego no Estado americano de Nova Jersey.

E as descobertas dele levaram os pesquisadores a rever sua opinião de que tais aumentos sempre deveriam levar a quedas nos níveis de emprego.

Pule Talvez também te interesse e continue lendo
Talvez também te interesse

Fim do Talvez também te interesse

“Os experimentos naturais estão por toda parte”, afirmou Eva Mörk, membro do comitê do Prêmio em Ciências Econômicas em Memória de Alfred Nobel, nesta segunda-feira (11/10).

Enquanto Card foi condecorado por sua análise do mercado de trabalho e da economia, Joshua Angrist, do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT, na sigla em inglês) e Guido Imbens, acadêmico holandês da Universidade de Stanford, também nos EUA, compartilham o prêmio “por suas contribuições metodológicas para a análise de relações causais”.

O trio vai dividir o prêmio de 10 milhões de coroas suecas (cerca de R$ 6,1 milhões), sendo que Card receberá metade do montante.

Embora não constasse na lista original de prêmios Nobel, o prêmio de economia é administrado pela Fundação Nobel — e é o último a ser anunciado todos os anos.

Os demais prêmios Nobel foram estabelecidos pelo testamento de Alfred Nobel em 1895.

O prêmio de economia, oficialmente conhecido como Prêmio Sveriges Riksbank (banco central da Suécia) em Ciências Econômicas em Memória de Alfred Nobel, foi criado em 1968.

No ano passado, o prêmio foi concedido a Paul Milgrom e Robert Wilson, da Universidade de Stanford, por sua pesquisa sobre como fazer os leilões funcionarem com mais eficiência.

Em 2019, Abhijit Banerjee, Esther Duflo e Michael Kremer foram premiados por sua pesquisa sobre as causas e soluções para a pobreza.

Fonte : BBC

You may also like

Produção industrial no Brasil cai 0,3% em fevereiro, diz IBGE

Em 2024, o setor acumulou perdas de 1,8%,