Modelo de Negócios Inovador: o que é e como desenvolver em empresas?

Modelo de Negócios Inovador: o que é e como desenvolver em empresas?

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A inovação do modelo de negócios pode oferecer uma vantagem competitiva mais duradoura, especialmente em tempos de disrupção. Esse modelo é um recurso essencial para organizações que buscam impulsionar o crescimento, revigorar um modelo antiquado ou se defender contra as disrupções ou declínios do setor.

Isso é fundamental para a transformação do negócio que compartilham um conjunto comum de preocupações: que tipo de inovação do modelo de negócios nos ajudará a alcançar um desempenho inovador? Como construímos a capacidade de desenvolver, testar rapidamente e escalar novos modelos?

Saiba mais como desenvolver um Modelo de Negócios Inovador a seguir:

 

O que é um Modelo de Negócios Inovador?

Imagem via estingnef/iStock

Um Modelo de Negócios Inovador é o processo de reinventar a forma como você transforma sua organização para competir com mais eficácia no mercado. No centro da inovação do modelo de negócios está a necessidade de criar novos produtos, serviços ou modelos organizacionais que melhorem sua proposta de valor.

Isso está relacionado com a criação de valor de alterações simultâneas e de suporte tanto na proposta de valor de uma organização para os clientes, que pode definir o segmento, a oferta de produto ou serviço e o modelo de receita. E também no modelo operacional, que o foco está em como gerar lucratividade, vantagem competitiva e criação de valor.

Para estruturar o Modelo de Negócios Inovador é preciso saber:

  • Onde atuar ao longo da cadeia de valor?
  • Qual modelo de custo é necessário para garantir retornos atraentes?
  • Que estrutura e capacidades organizacionais são essenciais para o sucesso?

 

Como estruturar um Modelo de Negócios Inovador?

Para impulsionar o crescimento exponencial nos negócios por meio da inovação é necessário entender o esforço necessário, nível do risco e a capacidade contínua usada. Para isso, é importante perceber que nem todos os esforços de inovação do modelo de negócios são iguais.

A compreensão dessas abordagens distintas pode ajudar líderes fazer escolhas efetivas para crescer os negócios, que é exemplificada no modelo a seguir:

Reprodução AAA Inovação

Receita vs Lucro

A receita é gerada com a venda de um produto. Já os lucros são a quantia líquida de dinheiro ganho após o pagamento das vendas, marketing e custos operacionais.

Recursos vs Ativos

Um recurso é algo que você usa para atingir um objetivo, enquanto um ativo é algo de valor – um ativo é um termo contábil para algo de valor.

Criação de Valor vs Captura de Valor

Criar valor é como você produz algo que os clientes desejam comprar. Capturar valor envolve o preço, o método de cobrança e como você ganha dinheiro – o lucro que você obtém quando os clientes compram de você.

Canais de distribuição vs Canais de comunicação

Os canais de distribuição são como você leva seu produto ou serviço até o ponto onde os clientes podem comprar. Os canais de comunicação são como você alcança seus clientes para informá-los sobre seu produto e influenciá-los a compra.

 

O que é um Innovation Canvas?

Um modelo de negócio é uma estratégia que descreve como um negócio ou organização entrega valor aos seus clientes. Em sua forma mais simples, um modelo de negócios fornece informações sobre o mercado-alvo de uma organização, a necessidade desse mercado e o papel que os produtos ou serviços da empresa terão para atender a essas necessidades.

O framework chamado de Innovation Canvas foi desenvolvido pela Rose-Hulma Institue of Technology, que demonstra o processo pelo qual uma organização ajusta seu modelo de negócios, que pode-se ser estruturada pela seguinte fórmula:

Reprodução AAA Inovação

 

Como desenvolver um Pensamento Inovador?

Com o crescimento de criação de novas tecnologias cada vez mais há a possibilidades de criar novos modelos de negócios. Essas tecnologias disruptivas permitem reinventar o modelo operacional do negócio com os elementos a seguir:

Reprodução AAA Inovação

No exemplo acima,é demonstrado somente alguns dos  elementos básicos, mais existem muitos mais disponíveis. Lembre-se de que a proposta de valor precisa estar alinhada com o cliente e eles precisam entender o motivo para comprar algo – isso geralmente não é a tecnologia, mas o que ela faz por eles.

Para empresas inovadoras, isso significa testar, iterar e gerir rapidamente para ser capaz de sentir mudanças, se adaptar e ser ágil por ter recursos adaptativos e dinâmicos.

Dentre os pricipais motivos para adotar esse modelo são por:

  • A competição vir de lugares inesperados
  • Os ciclos de vida do produto estar ficando cada vez mais curtos
  • Tecnologias emergentes que mudam as normas do mercado
  • Novos concorrentes entram nos mercados, muitas vezes de fontes surpreendentes, como economias emergentes
  • Interrupções de modelos de negócios que oferecem melhores experiências ao cliente, não apenas produtos simples

 

 

Lorena Pickert

É Content Analyst na AAA Inovação, focada na construção de experiências comunitárias que ajudem a capacitar outras pessoas. Hoje é organizadora do TEDxUFPR, e pesquisadora na FAE Business School sobre controle análise do crescimento de startups. Já atuou como Community Manager na Hotmilk Ecossistema de Inovação da PUCPR e como Innovative Community Manager no Distrito Spark CWB.

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