Na série sem ajuste sazonal, em relação a julho de 2019, o comércio varejista cresceu 5,5%.

Na série sem ajuste sazonal, em relação a julho de 2019, o comércio varejista cresceu 5,5%.

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O resultado veio acima do esperado. A expectativa em pesquisa da Reuters era de alta de 1,20% na comparação mensal e de avanço de 2,20% sobre um ano antes.

No comércio varejista ampliado, que inclui veículos, motos, partes e peças e de material de construção, o volume de vendas cresceu 7,2% em relação a junho e 1,6% ante julho do ano passado, interrompendo uma sequência de quatro meses em queda. No acumulado no ano e em 12 meses, porém, ainda tem perda de 6,2% e 1,9%, respectivamente.

Pesquisa mensal do comércio aponta alta de 5,2 % nas vendas do varejo em julho
Pesquisa mensal do comércio aponta alta de 5,2 % nas vendas do varejo em julho

Perdas com a pandemia já tinham sido eliminadas em junho

Segundo o IBGE, alguns setores já estão bem acima dos níveis de fevereiro, como móveis e eletrodomésticos (16,9% acima), hiper e supermercados (8,9%) e artigos farmacêuticos (7,3%), além dos materiais de construção (13,9%). Por outro lado, seguem abaixo do nível pré-pandemia categorias como tecidos, vestuário e calçados (-32,7%), livros, jornais, revistas e papelaria (-27,2%) e veículos (-19,7%).

Com o resultado de julho, o comércio brasileiro superou em 5,3% o patamar de vendas registrado antes da pandemia do coronavírus.

“Em junho já houve uma recuperação total em relação ao patamar de fevereiro. Agora, toda essa variação de julho contra junho está excedente”, afirmou Cristiano Santos, gerente da pesquisa.

Segundo o pesquisador, o setor está conseguindo agora recuperar as perdas registradas e acumuladas no período pré-pandemia, se situando agora apenas 0,1% abaixo do pico mais alto da série, alcançado em outubro de 2014.

Em julho, apenas 26,4% das empresas disseram ter tido impacto negativo na receita em função da pandemia. Em abril, esse percentual chegou a 63,1%.

A receita nominal do varejo subiu 5,7% em julho. Na comparação com julho do ano passado, subiu 8,8%. No acumulado no ano, tem elevação de 1,4%. Em 12 meses, passou a acumular alta de 3%.

Apenas supermercados não têm alta em julho

Sete das 8 atividades pesquisadas pelo IBGE tiveram alta na passagem de junho para julho. Apenas hiper e supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo não registraram avanço, ficando estável em relação a junho (variação zero).

Nos demais setores, os maiores avanços foram em livros, jornais, revistas e papelaria (26,1%) e tecidos, vestuário e calçados (25,2%). Veja abaixo:

Desempenho de cada atividade do varejo em julho:

  • Combustíveis e lubrificantes: 6,2%
  • Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo: zero
  • Tecidos, vestuário e calçados: 25,2%
  • Móveis e eletrodomésticos: 4,5%
  • Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria: -7,1%
  • Livros, jornais, revistas e papelaria: 26,1%
  • Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação: 11,4%
  • Outros artigos de uso pessoal e doméstico: 5%
  • Veículos, motos, partes e peças: 13,2% (varejo ampliado)
  • Material de construção: 6,7% (varejo ampliado)

“Eu diria que o comportamento da atividade de hiper e supermercados nos últimos dois meses é mais ou menos natural da série. Ela teve um ganho grande no início da pandemia e depois se estabilizou. Se a gente fizer a comparação com o ano passado, a gente vê que continua crescendo”, afirmou Santos, ressaltando que foi essa atividade que puxou o patamar do comércio para o período pré-pandemia.

 

No ano, os supermercados ainda acumulam alta de 6% até julho e, em 12 meses, avanço de 3,8%.

Na comparação anual, a maior alta foi nas vendas de móveis e eletrodomésticos (26,4%), seguida por artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (13,4%) e hipermercados e supermercados (9,9%). Por outro lado, tecidos, vestuário e calçados (-31,4%), livros, jornais, revistas e papelaria (-25,1%) e combustíveis e lubrificantes (-10,8%) continuaram a mostrar queda.

“A gente abre o segundo semestre em um contexto de aquecimento, mas que não é homogêneo. Se você imaginar que alguns setores estão acima do patamar de fevereiro e próximo a recordes históricos, alguns como tecido, vestuário e calçados ainda está muito abaixo”, destacou o gerente da pesquisa.

No acumulado no ano, 5 das 8 atividades ainda acumulam perdas. Veja gráfico abaixo:

Variação do volume de vendas do comércio no ano no acumulado no ano — Foto: Economia G1Variação do volume de vendas do comércio no ano no acumulado no ano — Foto: Economia G1

No comércio ampliado, as vendas de material de construção acumulam alta de 1,9% no ano, ao passo que as de veículos e motos têm queda de 21,7%.

 

Varejo cresce em 21 das 27 unidades da federação

 

Na análise por estados, houve avanço em 21 das 27 unidades da federação, com destaque para: Amapá (34,0%), Paraíba (19,6%) e Pernambuco (18,9%). Já as maiores quedas foram verificadas no varejo de Tocantins (-5,6%), Paraná e Mato Grosso (ambos com -1,6%).

 

Perspectivas

 

Após o tombo recorde da economia no 1º semestre, a expectativa é de recuperação gradual no 3º trimestre, apesar das incertezas sobre a dinâmica da pandemia de coronavírus e rumo das contas públicas.

Para Felipe Sichel, estrategista-chefe do banco digital Modalmais, o resultado do varejo “reforça a tese de recuperação mais acelerada do que o antecipado no começo do terceiro trimestre e evidencia impacto positivo das medidas de suporte à renda”.

No segundo trimestre, o comércio foi fortemente abalado, com recuo de 13% sobre os três primeiros meses do ano, de acordo com os dados do PIB (Produto Interno Bruto).

O Índice de Confiança do Comércio avançou 10,5 pontos em agosto, passando para 96,6 pontos, registrando a quarta alta consecutiva, segundo pesquisa da Fundação Getulio Vargas.

Com uma recuperação mais lenta, a indústria também cresceu 8% em julho, na 3ª alta consecutiva, segundo dados divulgados na semana passada pelo IBGE. O setor permanece 6% abaixo do patamar pré-pandemia e ainda acumula perda de 9,6% no ano.

estimativa atual do mercado é de um tombo de 5,31% do PIB em 2020 e de 3,50% em 2021, segundo a pesquisa Focus do Banco Central.

Vendas on-line crescem durante a pandemia

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