Mais um corte na Selic: o que fazer com o seu dinheiro?

Mais um corte na Selic: o que fazer com o seu dinheiro?

- in Notícias
0
Comentários desativados em Mais um corte na Selic: o que fazer com o seu dinheiro?

Conforme era aguardado pelo mercado, o Banco Central reduziu na noite de ontem a taxa básica de juros pela sexta vez seguida, agora em 0,50 ponto percentual, para 3,75%, a menor da história.

Com reflexos sobre a decisão, a crise envolvendo a escala do coronavírus foi mencionada no comunicado divulgado pelo Copom, que apontou para uma desaceleração significativa do crescimento global, queda nos preços das commodities e aumento da volatilidade nos preços de ativos financeiros.

“Nesse contexto, apesar da provisão adicional de estímulo monetário pelas principais economias, o ambiente para as economias emergentes tornou-se desafiador”, ressaltou o Comitê de Política Monetária.

O Banco Central disse que continuará fazendo uso de todo o seu arsenal de medidas de políticas monetária, cambial e de estabilidade financeira no enfrentamento da crise atual. Mas ressaltou que, neste momento, vê como adequada a manutenção da taxa Selic em seu novo patamar.

Por ora, os efeitos de redução de juros parecem limitados, não só no Brasil, como no mundo, e investidores permanecem apreensivos.

E o cenário, até então sugestivo para a tomada de risco, ficou mais nebuloso, com a forte queda dos mercados de renda variável.

De toda forma, com esse novo patamar de juros, o brasileiro vê suas aplicações de renda fixa rendendo ainda menos, e com possibilidade até de perder para a inflação.

Com a Selic a 3,75% ao ano, uma aplicação em renda fixa, como um CBD, que pague 100% do CDI, pode entregar um retorno de apenas 3,09% em um ano, quando descontado o Imposto de Renda. O montante é praticamente o mesmo percentual (3,10%) projetado pelo mercado para a inflação brasileira em 2020. E para aqueles ainda apegados à poupança, o retorno anual da caderneta passa a ser de 2,62%.

Portanto, por mais que as tensões sigam latentes, o investidor não tem a opção de deixar o dinheiro parado no CDI se busca rentabilidade. A boa notícia é que, mesmo na renda fixa, algumas oportunidades estão aparecendo no Tesouro Direto, com os títulos públicos pagando prêmios mais altos com o maior nervosismo global.

Quer saber mais sobre os efeitos da nova Selic sobre a economia e sobre seu dinheiro? Confira as seguintes matérias:

You may also like

Produção industrial no Brasil cai 0,3% em fevereiro, diz IBGE

Em 2024, o setor acumulou perdas de 1,8%,