Como os seres humanos domesticaram a si mesmos

Como os seres humanos domesticaram a si mesmos

- in Últimas Notícias
0
Comentários desativados em Como os seres humanos domesticaram a si mesmos

RedaçãoBBC News Mundo
Homem das cavernasDireito de imagemGETTY IMAGESImage captionA genética explica porque os humanos modernas têm características físicas únicas entre os primatasCabeça menor, traços mais delicados, feições mais “amigáveis”.

Os seres humanos modernos têm características físicas únicas entre os primatas, inclusive quando comparados a seus ancestrais mais próximos, como os neandertais e os hominídeos de Denisova.

Um grupo de pesquisadores europeus usou a genética como evidência de que essas peculiaridades são resultado de um processo de “auto-domesticação” que aconteceu cerca de 600 mil anos atrás.

Em um estudo publicado neste mês na revista Science Advances, eles avaliaram o gene BAZ1B, apontado como fundamental na determinação das características craniofaciais da espécie, tanto em humanos modernos quanto em seus parentes “selvagens”.

A hipótese de auto-domesticação da nossa espécie existe pelo menos desde o século 19 e se baseia na ideia de que a evolução dos hominídeos foi marcada por um maior controle sobre seu processo reprodutivo – um ponto discutido por Charles Darwin, por exemplo, em A Origem do Homem e a Seleção Sexual, de 1871 – e na seleção daqueles com comportamento mais colaborativo – os mais “amigáveis”.

CachorroDireito de imagemGETTY IMAGESImage captionDescendentes ‘domesticados’ dos lobos, os cachorros têm crânio e dentes menores, rabo mais curto e orelhas mais ‘caídas’ que seus ancestrais

O papel do gene BAZ1B

A pesquisa avaliou o gene BAZ1B em humanos modernos e em seus ancestrais para entender melhor sua relação com as mudanças pelas quais o rosto de nossa espécie passou no decorrer de sua evolução.

You may also like

Prévia do PIB: IBC-Br recua 0,32% em março, mas termina 1º trimestre com alta de 1,08%

De fevereiro para março, o IBC-Br teve recuo