Como manter o orçamento equilibrado? (Artigo Luiz Alberto Machado )

Como manter o orçamento equilibrado? (Artigo Luiz Alberto Machado )

- in Últimas Notícias
0
Comentários desativados em Como manter o orçamento equilibrado? (Artigo Luiz Alberto Machado )

 

 Luiz Alberto Machado[1]

“Se empresta, corre o risco de receber calote. Se não empresta, pode ofender o parente ou amigo. Emprestar ou não emprestar? Eis a questão!”

Anapaula Iacovina Davila

 

Como reza um dito popular, “é nos pequenos frascos que se encontram as grandes fragrâncias”.

 

No último dia 8 de outubro, num evento que foi mais um encontro de colegas, amigos e ex-alunos, foi realizado o lançamento conjunto do meu mais novo livro Viagem pela Economia, e do livro É da sua conta, de Anapaula Iacovino Davila.

 

 

A respeito do meu livro, já escrevi bastante… e ainda vou escrever muito mais. Neste artigo, porém, vou me referir ao excelente, apesar de pouco extenso, livro da Anapaula.

 

Economista e professora de notável sensibilidade, ela conseguiu em 58 páginas o que muitos autores não conseguem em textos muito mais longos: explicar de forma leve e acessível temas do complexo mundo da economia e das finanças pessoais, além de fornecer  oportunas orientações sobre como administrar o orçamento pessoal e familiar.

 

Professora da Fatec e da FAAP, onde é coordenadora de monografia do curso de Ciências Econômicas, Anapaula dedica-se também, em caráter voluntário, a um programa de educação de adultos, o Projeto Girassol, do Colégio Oswald de Andrade. E foi com base nas perguntas formuladas pelos alunos desse projeto que ela se pautou para escrever É da sua conta[2].

 

Iniciando todos os capítulos com trechos da música popular brasileira, começando por Arnaldo Antunes, passando por Zeca Pagodinho e Chico Buarque, e fechando com Nando Reis e Samuel Rosa, a autora consegue, a partir desses trechos muito bem selecionados, estabelecer um diálogo com os conteúdos de cada capítulo, estimulando a curiosidade e prendendo a atenção do leitor.

 

Considerando que estar envolvido com problemas orçamentários é muito mais comum do que parece, não sendo privilégio exclusivo de desempregados, aposentados ou irresponsáveis, e embora a intenção da autora talvez não seja tão pretensioso, recomendo a leitura desta pequena joia chamada É da sua conta a toda e qualquer pessoa.

 

[1] Economista pela Universidade Mackenzie, mestre em Criatividade e Inovação pela Universidade Fernando Pessoa (Portugal), ex-presidente do CORECON-SP e do COFECON, e sócio-diretor da empresa SAM – Souza Aranha Machado Consultoria e Produções Artísticas.

[2] O livro pode ser adquirido diretamente com a autora por meio dos seguintes contatos:

WhatsApp: (11) 99534-3977

E-mail: eco.cursos@uol.com.br

You may also like

Setor de serviços cresce 0,6% em setembro; oitavo mês seguido de alta

Pesquisa é do IBGE Bruno de Freitas Moura