Por que alguns estudiosos dizem que o capitalismo como conhecemos está chegando ao fim

Por que alguns estudiosos dizem que o capitalismo como conhecemos está chegando ao fim

- in Últimas Notícias
0
Comentários desativados em Por que alguns estudiosos dizem que o capitalismo como conhecemos está chegando ao fim
Mar PichelDa BBC News Munde
Placa de rua de Wall Street com bandeira americana ao lado
Direito de imagemGETTY IMAGESImage caption Especialistas finlandesas dizem que o mundo está em meio a uma transformação econômica, com recursos se esgotando

É um grande alerta a governos e economistas: estamos em meio a uma transformação do modelo econômico cujo pano de fundo é o esgotamento dos recursos e as mudanças climáticas. De alguma maneira, estamos assistindo ao fim do capitalismo como o conhecemos.

Essa é a conclusão de um grupo de especialistas finlandeses em um estudo pedido pela Organização das Nações Unidas (ONU) para contextualizar seu relatório mundial sobre desenvolvimento sustentável.

“O capitalismo como o conhecemos depende de energia barata. E esse é o motor ou facilitador do crescimento que vimos nos últimos 100, 150 ou 200 anos, basicamente”, explica o economista Paavo Järvensivu, integrante do centro de pesquisas finlandês BIOS e um dos autores do estudo, à BBC News Mundo.

Agora, diz ele, estamos entrando em outra etapa. “A era da energia barata está chegando ao fim, e, se não tivermos essa energia barata, já não poderemos ter esse tipo de capitalismo.”

Um momento de transição

Por causa das mudanças climáticas, pela primeira vez na história da humanidade as economias estão tendo que recorrer a fontes de energia menos eficientes que requerem “mais esforço e não menos” para serem produzidas, afirmam os cientistas no estudo.

You may also like

Desemprego sobe a 7,9% no trimestre terminado em março, diz IBGE

Taxa cresceu 0,5 ponto percentual em relação ao