Novas tarifas de Trump podem levar Fed a novos cortes de juros

Novas tarifas de Trump podem levar Fed a novos cortes de juros

- in Últimas Notícias
0
Comentários desativados em Novas tarifas de Trump podem levar Fed a novos cortes de juros

Por Ann Saphir e Richard Leong

(Reuters) – A decisão do presidente norte-americano, Donald Trump, nesta quinta-feira de impor novas tarifas às importações chinesas jogou uma batata quente nas mãos do Federal Reserve que pode forçar o banco central dos Estados Unidos a cortar novamente os juros para proteger a economia dos EUA dos riscos relacionados à política comercial.

Em uma série de tuítes, Trump disse que vai cobrar 10% de tarifas sobre 300 bilhões de dólares em importações chinesas a partir de 1º de setembro. Os mercados imediatamente precificaram chances de que o Fed tenha que reduzir as taxas de forma mais agressiva.

Trump anunciou uma primeira rodada de impostos, de 25% sobre 200 bilhões de dólares em produtos chineses, em maio. As tarifas visam pressionar a segunda maior economia do mundo a fechar um acordo comercial.

A pressão que essas tarifas e outras políticas comerciais de Trump tiveram sobre a confiança e o investimento das empresas foi um fator-chave para a decisão do Fed nesta semana de cortar as taxas de juros pela primeira vez desde a crise financeira.

O chairman do Fed, Jerome Powell, disse que vê o corte como uma apólice de seguro contra os efeitos da incerteza do comércio, fraco crescimento global e baixa inflação. Powell classificou o corte como “ajuste de meio de ciclo” e não o começo de um longo ciclo de corte de juros.

“Qualquer novo corte na taxa de juros pelo Fed deixará de ser considerado um ajuste no meio do caminho, pois será considerado necessidade para evitar uma recessão”, disse Lou Brien, analista da DRW Holdings, em referência a um cenário em que os problemas tarifários evoluam para uma ampla guerra comercial.

You may also like

Produção industrial no Brasil cai 0,3% em fevereiro, diz IBGE

Em 2024, o setor acumulou perdas de 1,8%,