Alemanha multa Facebook em 2 milhões de euros por violação à lei de transparência online

Alemanha multa Facebook em 2 milhões de euros por violação à lei de transparência online

- in Últimas Notícias
0
Comentários desativados em Alemanha multa Facebook em 2 milhões de euros por violação à lei de transparência online

O Departamento Federal de Justiça da Alemanha afirmou que a rede social falhou ao tentar lidar com reclamações de discurso de ódio em sua plataforma.
TOPO
Por Reuters

Facebook é multado na Alemanha por falhar em lidar com discurso ódio na rede social — Foto: Stephen Lam/ReutersFacebook é multado na Alemanha por falhar em lidar com discurso ódio na rede social — Foto: Stephen Lam/Reuters
Facebook é multado na Alemanha por falhar em lidar com discurso ódio na rede social — Foto: Stephen Lam/Reuters

A Alemanha multou o Facebook em 2 milhões de euros por não reportar denúncias sobre conteúdo ilegal em sua plataforma, violando a lei local sobre transparência na internet.

Em comunicado divulgado nesta terça-feira (2), o Departamento Federal de Justiça da Alemanha afirmou que a rede social falhou ao tentar lidar com reclamações de discurso de ódio em sua plataforma.

O Facebook afirma que cumpriu com suas obrigações de transparência, acrescentando que alguns aspectos da lei “careciam de clareza”. A empresa disse que se reservou o direito de apelar da decisão após estudá-la.

Segundo a lei de transparência de rede da Alemanha, as plataformas de mídia social devem informar o número de reclamações de conteúdo ilegal recebidas. Em 2018, o Facebook disse que recebeu 1.048 reclamações ligadas a conteúdo ilegal em sua plataforma na segunda metade do ano, de acordo com seu relatório de transparência.

Relatórios de transparência de outras redes sociais, como Twitter e do YouTube, reportaram mais de 250 mil reclamações durante todo o ano. A acusação de que o Facebook não relatou todas as reclamações que recebeu poderia prejudicar seus esforços para melhorar sua reputação.

Diante da repercussão global sobre o papel que a plataforma desempenhou em campanhas eleitorais de países como Estados Unidos, Reino Unido e até Filipinas, o Facebook tem feito uma campanha de relações públicas para melhorar sua imagem.

You may also like

Vem aí! Desafio Quero Ser Economista!