BC mantém juros em 6,5%, balanço de riscos segue simétrico apesar de mais sinais de fraqueza econômica

BC mantém juros em 6,5%, balanço de riscos segue simétrico apesar de mais sinais de fraqueza econômica

- in Últimas Notícias
0
Comentários desativados em BC mantém juros em 6,5%, balanço de riscos segue simétrico apesar de mais sinais de fraqueza econômica

Por Marcela Ayres

O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto. 26/02/2019. REUTERS/Ueslei Marcelino

BRASÍLIA (Reuters) – O Banco Central manteve nesta quarta-feira a taxa de juros em sua mínima histórica, de 6,5 por cento ao ano, e afirmou que, apesar dos sinais de economia mais fraca, seu balanço de riscos para inflação segue simétrico em ambas as direções.

“O Comitê avalia que, embora o risco associado à ociosidade dos fatores de produção tenha se elevado na margem, o balanço de riscos para a inflação mostra-se simétrico”, disse o comunicado do Comitê de Política Monetária (Copom), no qual o BC ressaltou que será preciso observar o comportamento da economia, num processo que levará tempo, antes de eventual mudança de rota na condução da política monetária.

No documento, o BC elevou a projeção de inflação para 2019 pelo cenário de mercado a 4,1 por cento, sobre 3,9 por cento em sua última projeção, feita no Relatório Trimestral de Inflação, no fim de março. Para 2020, a estimativa foi mantida em 3,8 por cento.

Em pesquisa Reuters, 16 de 17 economistas esperavam que a Selic seguisse no mesmo patamar, enquanto um previa redução de 0,5 ponto.

You may also like

Teto de juros do consignado do INSS cairá para 1,68% ao mês

Novo limite foi definido pelo Conselho Nacional da