Ilan defende câmbio flutuante e reservas para proteger economia brasileira de choques externos

Ilan defende câmbio flutuante e reservas para proteger economia brasileira de choques externos

- in Últimas Notícias
0
Comentários desativados em Ilan defende câmbio flutuante e reservas para proteger economia brasileira de choques externos

(Reuters) – O presidente do Banco Central do Brasil, Ilan Goldfajn, defendeu neste domingo o regime de câmbio flutuante e o sistema de metas para inflação como mecanismos de defesa da economia doméstica contra choques externos.

Em apresentação realizada promovida pelo Banco Central de Israel e divulgada pelo BC brasileiro, Ilan disse que as economias emergentes estão sendo afetadas pela normalização da política monetária nas principais economias do mundo e por conflitos comerciais.

PATROCINADO

Diante deste cenário, Ilan também destacou o papel das reservas internacionais e das expectativas de inflação ancoradas para conter os efeitos dos choque externos.

As declarações de Ilan acontecem no momento em que a se discute qual será a política cambial e para a reservas internacionais do governo do presidente eleito Jair Bolsonaro.

O economista Paulo Guedes, futuro superministro da Fazenda do governo Bolsonaro, disse recentemente que as reservas internacionais poderão ser utilizadas para conter um ataque especulativo contra o real. Guedes também defendeu a permanência de Ilan à frente do BC como uma coisa natural.

Por Raquel Stenzel

About the author

You may also like

Produção industrial no Brasil cai 0,3% em fevereiro, diz IBGE

Em 2024, o setor acumulou perdas de 1,8%,