Futuro presidente deve respeitar instituições e a democracia, diz Toffoli

Futuro presidente deve respeitar instituições e a democracia, diz Toffoli

- in Últimas Notícias
0
Comentários desativados em Futuro presidente deve respeitar instituições e a democracia, diz Toffoli

Presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli, em Brasília 04/04/2018 REUTERS/Adriano Machado
(Reuters) – O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli, afirmou, com a Constituição nas mãos após votar neste domingo, que o presidente da República a ser eleito no segundo turno deve respeitar as instituições e a democracia, aceitando a oposição que se formará, em um apelo pelo respeito aos valores constitucionais.

Toffoli leu artigo da Constituição que determina os objetivos fundamentais da República, como construir uma sociedade livre, justa e solidária; garantir o desenvolvimento nacional; erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais.

O presidente do STF destacou como “importantíssimo” o trecho que determina como um dos objetivos promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação.

“O futuro presidente deve respeitar as instituições, deve respeitar a democracia, o Estado democrático de direito, o Poder Judiciário, o Congresso Nacional e o Poder Legislativo, e também garantir a pluralidade política, como está na Constituição, respeitando também a oposição que se formará”, disse o presidente do Supremo a jornalistas, após registrar seu voto em uma escola de Brasília.

“Aqueles que não lograrem êxito devem ser respeitados também, porque a sociedade tem suas forças distintas e é o somatório que forma uma nação”, acrescentou.

A eleição deste domingo tem o candidato do PSL, Jair Bolsonaro, como o favorito para subir a rampa do Palácio do Planalto no dia 1º de janeiro de 2019, segundo as últimas pesquisas de intenção de voto, enquanto o adversário Fernando Haddad (PT) tenta uma virada difícil, que seria feito inédito em eleições presidenciais no Brasil.

You may also like

Itaú coloca projeção de inflação para 2025 dentro da meta e vê cortes da Selic em janeiro

Por Giovana Leal 13 nov 2025, Itaú BBA