Liderando com folga, Bolsonaro já detalha planos para FGTS e privatizações

Liderando com folga, Bolsonaro já detalha planos para FGTS e privatizações

- in Últimas Notícias
0
Comentários desativados em Liderando com folga, Bolsonaro já detalha planos para FGTS e privatizações

Ao mesmo tempo em que acena ao mercado, Bolsonaro busca ampliar seu apoio no Nordeste e busca nomes de mercado para compor a equipe econômica

Jair Bolsonaro

(Marcelo Camargo/Agência Brasil)

LEIA TAMBÉM:
Bolsonaro passa hoje por nova avaliação médica e pode decidir se irá a debates
Haddad reconhece erros do PT e faz “elogios com ressalvas” a Moro em entrevista ao SBT
Datafolha deve ser divulgado nesta noite; veja como foi a última pesquisa
SÃO PAULO – O candidato Jair Bolsonaro (PSL) mantém ampla vantagem sobre seu adversário Fernando Haddad (PT) na corrida presidencial e sua equipe de campanha vem fazendo diversas movimentações nos últimos dias em direção à composição de seu eventual governo.

Há grande preocupação em sinalizar um programa econômico liberal, com a ajuda de seu guru Paulo Guedes, o que inclui independência de atuação do Banco Central e aceno às privatizações.

Neste sentido, a equipe de Bolsonaro planeja ampliar o uso de ações especiais, conhecidas como “golden shares”, para aplacar resistências e viabilizar seu programa de privatizações, avaliado em R$ 700 bilhões, informa o jornal Folha de S. Paulo. A intenção do candidato é privatizar cerca de 150 empresas.

O termo em inglês significa “ação dourada” e é usado nas operações de venda de uma empresa. Refere-se à parcela do capital da empresa (cuja venda está sendo negociada), que irá permanecer em poder do antigo controlador, no caso das estatais é o governo.

→ Fernando Góes mostra a forma mais inteligente e acessível de lucrar na Bolsa nos ciclos de alta

Essas ações possuem características especiais, como por exemplo, poder de veto no caso de votação de matérias de interesse estratégico. Empresas como CSN, Vale e Embraer foram privatizadas com “golden share”.

Invista com a melhor assessoria do Brasil: abra uma conta na XP com taxa ZERO para TED e manutenção de conta!

Bolsonaro também segue à procura de um “time dos sonhos” para sua equipe econômica e, segundo o jornal O Estado de S. Paulo, teria sondado Eduardo Centola, sócio e copresidente do Banco Modal, para a presidência do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social).

O convite formal ainda não foi feito, mas o executivo estaria contribuindo com propostas, especialmente na área de infraestrutura, na campanha do candidato.

Ao mesmo tempo em que acena ao mercado, Bolsonaro busca ampliar seu apoio no Nordeste – tradicional reduto eleitoral do PT – e nas classes de menor renda.

A ideia é disseminar a intenção de reformar o Bolsa Família já no primeiro ano de mandato e criar um sistema gradual para o corte do benefício para quem conseguir emprego. A sugestão é que o beneficiário mantenha 75% do valor recebido no primeiro ano de trabalho, informa a Folha de S. Paulo.

A equipe técnica de Bolsonaro defende também uma reforma no FGTS para que os trabalhadores possam aplicar os recursos das contas vinculadas no mercado de capitais, com o objetivo de formar uma aposentadoria complementar no futuro, com rentabilidade superior à atual, de 3% ao ano. Ainda não há detalhamento sobre como seria feita a transferência dos recursos, informa o jornal O Globo.

You may also like

Produção industrial no Brasil cai 0,3% em fevereiro, diz IBGE

Em 2024, o setor acumulou perdas de 1,8%,