Desemprego afetou mais de 17% da população alagoana no 1º trimestre, diz IBGE

Desemprego afetou mais de 17% da população alagoana no 1º trimestre, diz IBGE

- in Últimas Notícias
0
Comentários desativados em Desemprego afetou mais de 17% da população alagoana no 1º trimestre, diz IBGE

Dados apontam que houve um aumento de 2,2% em comparação com os últimos três meses de 2017 COMENTE
Por Rafael Maynart | Portal Gazetaweb.com

Alagoas registrou um novo aumento no número de pessoas desempregadas no primeiro semestre deste ano. Segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua, divulgada nesta quinta-feira (17) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a taxa de desemprego subiu para 17,7%. São 204 mil pessoas fora do mercado de trabalho. Já a taxa de ocupação caiu de 38,6% para 35,4%.
Na comparação do 1º trimestre deste ano com os últimos três meses de 2017, a diferença entre as taxas de desocupação ficou em 2,2%.

O percentual foi um pouco maior em relação ao número de pessoas inseridas no mercado de trabalho neste mesmo período, cuja diferença foi de 1,8%. O fato de o comércio varejista elevar o número de contratações temporárias – em razão das festas de fim de ano – é apontado como um dos motivos.
Já o índice de ocupação em Alagoas encolheu 3,2% no primeiro trimestre deste ano, em comparação com igual período do ano passado: saiu de 1,026 milhão de trabalhadores para 948 mil – uma diferença de 78 mil pessoas.
Os dados do IBGE também mostram retração na renda média mensal do trabalhador alagoano, que saiu de R$ 1.388 no primeiro trimestre do ano passado para R$ 1.312 no mesmo período deste ano.
Carteira assinada
Outra redução que acende o sinal de alerta em Alagoas é a queda no número de trabalhadores com carteiras assinadas no primeiro trimestre. Enquanto que, no início de 2017, eram 310 mil pessoas com emprego formal, no mesmo período deste ano, este número caiu para 292 mil.
Já os trabalhadores aproveitados no setor privado, mas que não têm carteira assinada, contabilizam 128 mil pessoas, perfazendo uma queda de 3,5% em comparação com o mesmo período de 2017.

You may also like

Prévia do PIB: IBC-Br recua 0,32% em março, mas termina 1º trimestre com alta de 1,08%

De fevereiro para março, o IBC-Br teve recuo