Esta cidade brasileira é o segundo destino preferido dos nômades digitais para conjugar trabalho e lazer

Esta cidade brasileira é o segundo destino preferido dos nômades digitais para conjugar trabalho e lazer

- in Notícias
0
Comentários desativados em Esta cidade brasileira é o segundo destino preferido dos nômades digitais para conjugar trabalho e lazer

Tóquio liderou o terceiro ranking anual de destinos preferidos dos nômades digitais para o chamado workcation

Seu Dinheiro
Seu Dinheiro
18 de agosto de 2025


Esse bondinho é a marca registrada de um dos principais atrativos turísticos desta ex-capital brasileira.
WhatsappTwitterLinkedinFacebookTelegram

Rio de Janeiro ficou em segundo lugar no ranking de 2025 do International Workplace Group (IWG) de melhores cidades do mundo para conjugar trabalho e lazer na avaliação de nômades digitais.

 

A capital fluminense somou 90 de 100 pontos possíveis. Terminou atrás apenas de Tóquio, com 91 pontos.

O resultado faz parte do terceiro “Work from Anywhere Barometer”, realizado anualmente pelo IWG.

O levantamento classifica as melhores cidades do mundo para workcation. Trata-se de um neologismo em inglês para definir a possibilidade de conjugar trabalho e lazer.

CONFIRA: Você sabe o que está em alta? Cadastre-se para receber as newsletters do Lifestyle do Seu Dinheiro, antenada em comportamento e consumo

 

O que atrai nômades digitais para o Rio de Janeiro

O relatório do IWG destaca que o Rio vem se consolidando como destino estratégico de turismo de longa permanência e de trabalhadores que adotam um estilo de vida nômade digital.

 

 

De acordo com a pesquisa, o Rio combina:

  • conectividade digital;
  • infraestrutura para trabalho remoto;
  • natureza;
  • cultura vibrante; e
  • custo de vida razoável.

O relatório aponta ainda que 87% dos trabalhadores híbridos relatam aumento de produtividade com o modelo, 85% citam redução do burnout e 78% consideram fundamental a possibilidade de trabalhar de qualquer lugar ao escolher um emprego.

Ao justificar a pontuação atribuída ao Rio de Janeiro, o IWG apontou para a melhora da conectividade proporcionada pela expansão da rede 5G na cidade.

 

Simultaneamente, o aumento da oferta de espaços de coworking dá mais opções para flexibilidade no trabalho.

Além disso, o custo de vida é considerado acessível para nômades digitais e profissionais remotos vindos do exterior, especialmente se remunerados em dólar.

O Rio também obteve excelentes notas em critérios como acomodação (nota 10), alimentação (9), serviços para nômades digitais (9) e proximidade da natureza (9).

Já a proximidade com ambientes naturais e espaços públicos ao ar livre ajuda a equilibrar produtividade e bem-estar.

 

Por fim, o levantamento cita políticas locais de incentivo ao empreendedorismo remoto, com eventos e incentivos fiscais para a crescente comunidade de nômades digitais.

O que colocou Tóquio à frente do Rio?

Tóquio superou o Rio de Janeiro como destino favorito dos nômades digitais devido à “excepcional” velocidade da internet de banda larga no Japão, à infraestrutura de transporte, à segurança, à cultura e ao recém-lançado visto para nômades digitais.

Além disso, a capital japonesa “se beneficia da proximidade com montanhas, regiões costeiras e parques nacionais — ideal para trabalhadores híbridos que buscam um ambiente urbano vibrante junto de destinos para escapadas junto à natureza”.

Já o visto para nômades digitais — que dá aos trabalhadores o direito legal de trabalhar remotamente enquanto residem fora do país de residência permanente — é um critério novo, assim como a proximidade de praias, montanhas e parques nacionais.

 

A IWG avaliou 40 países numa escala de 1 a 10 com base em 12 critérios:

  • Clima
  • Acomodação
  • Alimentação
  • Transporte
  • Custo de subsistência (preço médio de um cappuccino na área de expatriados da cidade)
  • Velocidade da banda larga
  • Felicidade
  • Disponibilidade de espaços de trabalho flexíveis
  • Qualidade cultural
  • Disponibilidade/preço do visto para nômade digital
  • Proximidade a praias, montanhas ou parques nacionais
  • Sustentabilidade

Pela ordem, as 10 melhores cidades para workcation em 2025, segundo a IWG, são:

  • Tóquio (Japão)
  • Rio de Janeiro (Brasil)
  • Budapeste (Hungria)
  • Seul (Coreia do Sul)
  • Barcelona (Espanha)
  • Pequim (China)
  • Lisboa (Portugal)
  • Roma (Itália)
  • Paris (França)
  • Valeta (Malta)

Fonte: IWG

 

About the author

You may also like

Turistas gastam mais em Alagoas do que em qualquer outro estado: R$ 366 por dia

Número de viagens nacionais ao estado cresce 16%;