Secretário de Comércio dos EUA diz estar confiante em fechar acordo com UE

Secretário de Comércio dos EUA diz estar confiante em fechar acordo com UE

- in Notícias
0
Comentários desativados em Secretário de Comércio dos EUA diz estar confiante em fechar acordo com UE

Zona do Euro
(Imagem: REUTERS/Yves Herman)

O secretário de Comércio dos Estados Unidos, Howard Lutnick, afirmou neste domingo (20) que está confiante na possibilidade de um acordo comercial com a União Europeia, após o governo norte-americano anunciar uma nova tarifa de 30% sobre produtos do bloco.

“Estou confiante de que chegaremos a um acordo”, disse Lutnick em entrevista ao programa “Face the Nation”, da CBS. Segundo ele, houve conversas com negociadores europeus na manhã do mesmo dia.

A declaração vem após o presidente Donald Trump divulgar, no sábado passado (12), novas tarifas de importação sobre produtos da União Europeia e do México. Os tributos, que entram em vigor em 1º de agosto, foram formalizados por meio de cartas publicadas na rede social Truth, e preveem uma alíquota de 30% — acima da expectativa do mercado, que estimava algo entre 10% e 20%.

A medida já era aguardada por analistas, mas o percentual surpreendeu. Na carta endereçada à UE, Trump justificou a decisão como uma forma de “reparação” ao déficit comercial dos EUA e afirmou que as tarifas poderão ser suspensas se o bloco optar por fabricar seus produtos em território americano.

Inicialmente, a expectativa da União Europeia era firmar um acordo comercial abrangente com os Estados Unidos, incluindo tarifas zero sobre produtos industriais. No entanto, após meses de negociações difíceis, a perspectiva é que as tratativas resultem apenas em um acordo provisório.

Fonte:Money Times

You may also like

O CORECON parabeniza José Henrique Oliveira Costa, vencedor do XII Prêmio de Estímulo ao Estudante de Economia 2024 em 1º lugar na etapa estadual e 2º lugar na etapa nacional, com o trabalho “Análises sobre a relação entre cadeias globais de valor e pegada ecológica no período de 2005 a 2018”. Segundo o presidente Marcos Calheiros, essa conquista representa “uma grande vitória para o curso de Economia, para o CORECON e, principalmente, para o ganhador”.