Conjuntura Econômica

Conjuntura Econômica

- in Últimas Notícias
0
Comentários desativados em Conjuntura Econômica

Conheça os trabalhos dos membros do IIE sobre o tema Conjuntura Econômica

O Brasil pode Mais – por Francisco Prisco Neto (mês de junho/2025)

No artigo especial que celebra os 4 anos da Bula Econômica, Francisco Prisco Neto reflete sobre o imenso potencial do Brasil e a necessidade urgente de uma agenda que destrave o crescimento, com foco nos setores estratégicos como agronegócio, energia e mineração. Um convite à ação para que Estado, mercado e sociedade deixem a passividade e construam juntos um futuro à altura do país. Clique no botão abaixo para ler na íntegra.

Nível de Atividade: Expansão da Economia com Desaceleração no Mercado Formal de Trabalho – por Vera Martins da Silva na FIPE (mês de junho/2025)

Neste artigo da Fipe, Vera revela que a economia brasileira teve um desempenho expressivo no início de 2025, com o PIB crescendo 1,4% no primeiro trimestre em comparação ao final de 2024, e 3,5% na comparação quadrimestralA análise destaca a expansão das atividades econômicas, impulsionada principalmente pelo setor de Serviços, que se consolida como o motor da economia brasileiraNo entanto, o mercado formal de trabalho, apesar de um bom desempenho, mostra sinais de desaceleração. Para entender melhor os detalhes sobre o nível de atividade, investimento, consumo e o cenário do mercado de trabalho formal no Brasil. Clique no botão abaixo e leia o artigo completo.

“Além da Selic: Limites e Desafios da Política Monetária no Controle da Inflação no Brasil” por Cláudio Gonçalves dos Santos e Sérgio Volk (mês de junho/2025)

O artigo discute as limitações do uso da taxa Selic como principal instrumento de combate à inflação. Embora a elevação dos juros seja eficaz para conter a demanda agregada, sua capacidade é reduzida diante de choques de oferta, rigidez estrutural de preços, inflação importada e preços administrados. Além disso, juros altos encarecem o crédito, desestimulam o crescimento econômico e aumentam o custo da dívida pública. Os autores defendem que a política monetária brasileira deve superar o automatismo da Selic e ser combinada com políticas fiscais responsáveis, reformas estruturais e medidas que aumentem a concorrência e a produtividade, construindo um novo pacto de estabilidade que favoreça crescimento sustentável com controle de preços. Clique no botão abaixo e leia o artigo completo.

Nota de conjuntura sobre mercado de trabalho por Vera Martins da Silva na FIPE (mês de maio/2025)

Leia abaixo a nota de conjuntura elaborada pela economista.

Artigo da economista Vera Martins da Silva na FIPE (mês de março/2025)

O artigo trata em profundidade os aspectos recentes das finanças públicas, da política monetária, do setor externo, da agricultura, da atividade econômica, do emprego e comenta a evolução dos índices elaborados pela Fipe.

Vera Martins da Silva apresenta o desempenho da economia brasileira, destacando o crescimento do PIB, impulsionado pelo aumento do valor adicionado e da arrecadação tributária, com sinais de desaceleração, tais como a redução na criação de empregos formais.

You may also like

Brasil pode ficar para trás na corrida da IA, alerta relatório da ONU

Relatório aponta riscos de dependência tecnológica, déficit de