A festa do estica e puxa de Donald Trump

A festa do estica e puxa de Donald Trump

- in Notícias
0
Comentários desativados em A festa do estica e puxa de Donald Trump

Primeiro foram as tarifas recíprocas e agora a polêmica envolvendo uma possível demissão do presidente do Federal Reserve, Jerome Powell

Seu Dinheiro
Seu Dinheiro
22 de abril de 2025

Imagem criado por inteligência artificial mostra Donald Trump em uma pista de dança vazia. Ele usa terno escuro e no teto, um globo de luz.
Imagem criada por inteligência artificial de Donald Trump – Imagem: Qwen
WhatsappTwitterLinkedinFacebookTelegram

Donald Trump colocou o mundo para dançar, mas diferente de uma valsa, rock ou pop, o presidente norte-americano encheu a pista ao som da festa do estica e puxa.

Se você não faz parte da geração que curtiu o Show da Xuxa, o refrão da referida música dizia mais ou menos assim: “E todos dançam o pega, estica e puxa e viva a festa da Xuxa…”

Trump se tornou um mestre em esticar cordas que têm feito o mercado financeiro bambear. As tarifas recíprocas, por exemplo, fizeram um barulho tremendo e derrubaram bolsas mundo afora.

Desde então, uma dezena de parceiros comerciais correram para a mesa de negociações. Trump então puxou a corda de volta.

Ele acabou anunciando uma trégua de 90 dias na qual os países que não retaliaram os EUA receberão uma taxa de 10% sobre os bens importados.

Para a China, a corda continuou esticada até que as tarifas norte-americanas chegassem a 245% no somatório total. E, mais uma vez, Trump puxou a corda.

 

 

Nesta terça-feira (22), o secretário do Tesouro norte-americano, Scott Bessent, afirmou que “haverá uma redução” na guerra comercial com a China.

“Ninguém acha que o status quo atual seja sustentável”, disse ele durante uma reunião com investidores promovida pelo JPMorgan Chase, segundo uma pessoa presente.

A festa do estica e puxa do Trump chegou ao Federal Reserve (Fed).

Nos últimos dias, o republicano e sua equipe andaram sinalizando que Jerome Powell, o chefe do banco central norte-americano, poderia ser convidado a se retirar do cargo — uma demissão sem precedentes na história recente dos EUA.

Mais uma vez, o mercado levou um susto e as bolsas globais voltaram a despencar com toda a força.

Trump puxou a corda — de novo. No início da noite desta terça-feira (22), ele afirmou que não tem intenção de demitir Powell, cujo mandato expira em maio de 2026.

“Nenhuma”, disse Trump no Salão Oval, quando questionado sobre a necessidade de esclarecer que não buscava a demissão de Powell. “Nunca busquei.”

E todos dançam, o pega, estica e puxa e viva da festa da Xuxa… agora basta saber quem será o próximo a ser tirado para dançar por Trump.

About the author

You may also like

Participe do encontro sobre os plugins que estão transformando a educação

Os plugins acadêmicos já estão ajudando centenas de instituições de