Black Friday 2024: ‘Esquenta’ já registra 3 vezes mais golpes do que ano passado

Black Friday 2024: ‘Esquenta’ já registra 3 vezes mais golpes do que ano passado

- in Notícias
0
Comentários desativados em Black Friday 2024: ‘Esquenta’ já registra 3 vezes mais golpes do que ano passado

Prejuízos causados pelos golpes não se limitam às perdas financeiras das empresas ou aos transtornos enfrentados pelos consumidores

Janize Colaço

 

Esquenta da Black Friday 2024 já registra muitas tentativas de golpe ao consumidor. Foto: MTStock Studio/Getty Images
Esquenta da Black Friday 2024 já registra muitas tentativas de golpe ao consumidor. Foto: MTStock Studio/Getty Images
 

Com a proximidade da Black Friday, a temporada de compras também se torna um período de vulnerabilidade para consumidores e empresas. Um estudo da Branddi revela que, durante o “esquenta das promoções”, golpes digitais já estão 3 vezes maiores do que no mesmo período de 2023.

Somente nas semanas que antecedem o mês das promoções, mais de mil sites fraudulentos, imitando marcas como McDonald’s, Nike, Amazon e Mercado Livre, foram identificados. Ao considerar golpes digitais em geral, não apenas os relacionados à Black Friday, o levantamento identificou mais de 3,7 mil ações golpistas somente em outubro.

Gustavo Mariotto, CSO da Branddi, explica que esse tipo de fraude é chamada de “brand impersonation”, que ocorre quando cibercriminosos se passam por marcas confiáveis para enganar os usuários. “Além de prejudicar a experiência do consumidor, os impactos afetam as empresas em diversas direções, desde a reputação até os prejuízos financeiros e a sobrecarga no atendimento.”

 

  • Anúncios pagos em plataformas: promovem esses sites através de Google Ads e MetaAds para que apareçam nos primeiros resultados de busca, competindo com anúncios legítimos;
  • Imitação visual detalhada: replicam o layout e elementos gráficos das páginas oficiais para dar credibilidade ao golpe;
  • Utilização de deepfakes em anúncios de vídeo: empregam IA para criar deepfakes de influenciadores e embaixadores da marca, fazendo com que os vídeos pareçam anúncios autênticos com porta-vozes conhecidos. Isso aumenta a confiança do consumidor e a eficácia do golpe;
  • Ofertas com preços irresistíveis: atraem consumidores com promoções exageradamente vantajosas, incentivando o pagamento via Pix;
  • Captura de informações sensíveis: coletam dados de cartões de crédito e informações pessoais, que podem ser usados em fraudes futuras;
  • Perfis falsos em redes sociais: criam perfis que simulam a comunicação da marca e disseminam anúncios patrocinados com promoções falsas.

Impactos e soluções às empresas

Os prejuízos causados pelos golpes não se limitam às perdas financeiras das empresas ou aos transtornos enfrentados pelos consumidores. A confiança no ambiente digital também é abalada, o que pode ter efeitos de longo prazo no mercado. Para Mariotto, a prevenção é essencial.

“Embora o consumidor deva se atentar aos golpes, é de suma importância que as marcas ajam preventivamente para reduzir riscos — sobretudo quando plataformas como o Google e Meta ainda enfrentam dificuldades para identificar fraudes e manter um ambiente seguro”, diz. Ele sugere medidas como monitoramento contínuo de domínios e perfis online, além de ações rápidas para remoção de conteúdos fraudulentos.

 

Fonte : Infomoney

About the author

You may also like

Participe do encontro sobre os plugins que estão transformando a educação

Os plugins acadêmicos já estão ajudando centenas de instituições de