Mesa 4: Tecnologias Inovadoras que Empoderam Mulheres Empreendedoras
Isabel de Cassia Ribeiro é economista formada pela Faculdade de Economia da UFBA, com mestrado em Gerenciamento e Tecnologias Ambientais pela mesma instituição. Atualmente, atua como Gerente Adjunta na Unidade de Gestão Estratégica do Sebrae Bahia e é presidente do Corecon-BA. Isabel compartilhará sua experiência na implementação de tecnologias para o desenvolvimento de mulheres empreendedoras na Bahia.
Ariana Britto possui doutorado e mestrado em Economia pela Universidade Federal Fluminense, além de bacharelado em Economia pela UNICAMP. Foi professora no IBMEC-RJ e, atualmente, é Gerente de Políticas Públicas no Abdul Latif Jameel Poverty Action Lab (J-PAL) para a América Latina e Caribe. Ariana também coordena a Rede de Economistas Pretas e Pretos (REPP) e faz parte do Comitê Técnico de Avaliação do Motriz e do Conselho Científico do Equidade.info. Suas pesquisas abordam a economia social, com ênfase em economia da educação e avaliação de políticas públicas.
Elise Hungaro é mestranda em Inovação Tecnológica pela UFMG, com graduação em Economia e MBA em Gerenciamento de Projetos pelo IBMEC. Membro do Hub Belo Horizonte do Global Shapers Community, atua em projetos de empoderamento de comunidades vulneráveis frente às mudanças climáticas. Focada em sustentabilidade, ela estuda a promoção de tecnologias e iniciativas sustentáveis em ambientes de inovação, visando acelerar a transição para uma economia circular.
Emmanuele Silveira é economista, mestranda em Administração pela PUC Minas, conselheira do Corecon-MG, desempenha a função de Conselheira Fiscal na Associação Pastoral Nacional do Povo da Rua. Atua no Grupo de Reflexão e Trabalho para a Economia de Francisco e Clara e na Pró-reitoria de Extensão, ambos na PUC Minas e Pesquisadora de uma economia mais justa, inclusiva. Possui artigos sobre economia do bem-estar, atuando principalmente nos seguintes temas: vulnerabilidade, inclusão social, modelos de produção, tecnologias apropriadas e economia solidária. Atua no Grupo de Trabalho da Articulação, Brasileira pela Economia de Francisco e Clara (ABEFC).
Mediadora: Josélia Souza de Brito é economista e conselheira federal, advogada, técnica em contabilidade, mestre em desenvolvimento regional e gestão de empreendimentos locais, especialista em contabilidade pública e Lei de Responsabilidade, perita e diretora financeira da Defensoria Pública do Estado de Sergipe.
Comentários: Kerssia Preda Kamenach é graduada em Ciências Econômicas pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás e mestra em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Goiás. É membro do Grupo de Pesquisa Macroeconomia Estruturalista do Desenvolvimento. Presidiu o Corecon-GO em 2022 e 2023 e é conselheira do Conselho Federal de Economia. |