Chegada do inverno traz alerta para geadas e impacto em lavouras; saiba o que esperar

Chegada do inverno traz alerta para geadas e impacto em lavouras; saiba o que esperar

- in Notícias
0
Comentários desativados em Chegada do inverno traz alerta para geadas e impacto em lavouras; saiba o que esperar

Pasquale Augusto
Por Pasquale Augusto

inverno clima
De acordo com meteorologista, algumas áreas devem sofrer com geadas, apesar da estação prometer temperaturas acima da média; confira (Imagem: REUTERS/Edgar Su)

A partir de 17h51 desta quinta-feira (20), o inverno começa no Hemisfério Sul, se estendendo até 22 de setembro. A estação costuma ser marcada por um período menos chuvoso nas regiões Sudeste, Centro-Oeste e parte do Norte e Nordeste do Brasil.

Por outro lado, os maiores volumes de precipitação (chuva) ficam concentrados sobre o noroeste da Região Norte, leste da Região Nordeste e parte da Região Sul do Brasil

A meteorologista Dayane Nascimento Figueiredo, da equipe de assuntos agro da Climatempo, explica que o Sul do Brasil, deve ter acumulados expressivos no começo da estação.

No entanto, após esse período, a expectativa fica para atuação de uma alta pressão atmosférica não só no Sul, mas também no Centro-Oeste e Sudeste, o que favorece o tempo aberto ao longo de julho e agosto, segundo ela.

“Com isso, as temperaturas devem aumentar em grande parte do país, com algo em torno de 30ºC – 33°C em grande parte da região central, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Cerrado Goiano, Triângulo Mineiro e Oeste de São Paulo. Isso tudo apesar da estação reservar normalmente temperaturas mais amenas”, diz.

Quais regiões precisam estar alertas com a chegada do inverno?

Devido ao período atual de neutralidade climática, com o fim do El Niño em abril, e enquanto o La Niña não se inicia, as áreas produtoras da região Sul devem sofrer com temperaturas máximas em torno de 25ºC – 26ºC.

“Sendo assim, a atmosfera fica mais propícia à entrada de massas de ar frio, que deve ser mais sentido no Sul, que já tem um risco maior para ocorrência de geada no fim deste mês, julho e agosto”, aponta Figueiredo.

 

Pasquale Augusto
Por Pasquale Augusto
Repórter
Formado em Jornalismo pela Universidade São Judas Tadeu. Atua como repórter no Money Times desde março de 2023. Antes disso, trabalhou por pouco mais de 3 anos no Canal Rural, onde atuou como editor do Rural Notícias, programa de TV diário dedicado à cobertura do agronegócio. Por lá, participou da produção e reportagem do Projeto Soja Brasil, que cobre o ciclo da oleaginosa do plantio à colheita, e do Agro em Campo, programa exibido durante a Copa do Mundo do Catar e que buscava mostrar as conexões entre o futebol e o agronegócio.
pasquale.salvo@moneytimes.com.br

About the author

You may also like

Bancos Digitais, Digitalizados e Sociais, tipos de Fintechs e perspectivas econômicas do século XXI